Em cerimônia realizada no último domingo, 27 de outubro, na Sala São Paulo, foram anunciados os cinco bolsistas vencedores da 2ª edição do Prêmio Ernani de Almeida Machado. O violinista Lucas Bernardo da Silva, de 18 anos, spalla da Orquestra, foi contemplado com o prêmio principal, no valor de R$ 60 mil, que deverá ser utilizado para o aperfeiçoamento musical em uma instituição de ensino no exterior.
"Com o dinheiro do Prêmio pretendo estudar em 2014 no Conservatório de Amsterdã, na Holanda. Estudar fora e depois voltar ao Brasil sempre foi minha vontade, então acredito que o primeiro passo foi dado", contou Lucas.
A 2ª edição do Prêmio também contemplou outros quatro bolsistas da orquestra com um valor de R$ 15 mil para cada um. Os vencedores foram: Layla Köhler Baratto (oboé) e Ariane Rovesse de Alencar Freitas (clarinete), na categoria madeiras, metais, percussão, piano e harpa; e Matheus Silva Mello (violoncelo) e Rafael do Nascimento Figueiredo (contrabaixo), na categoria cordas.
Com patrocínio do escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados, os prêmios oferecidos têm a finalidade de viabilizar, exclusivamente, bolsas de estudo no exterior ou a aquisição de instrumentos.
A cerimônia foi conduzida pelo Diretor Artístico-Pedagógico da Santa Marcelina Cultura Paulo Zuben e contou com a participação da Diretora Presidente da Santa Marcelina Cultura, Ir. Rosane Ghedin, do Secretário Adjunto de Estado da Cultura Sérgio Tiezzi, da Sócia Administrativa do Machado Meyer Sendacz e Opice Advogados, Dra. Raquel Novaes e do Sócio Diretor do Machado Meyer Sendacz e Opice Advogados, Dr. Moshe Sendacz.
Para a Diretora Presidente da Santa Marcelina Cultura, Ir. Rosane Ghedin, a parceria com o escritório Machado Meyer Sendacz e Opice Advogados significa a abertura de novas possibilidades. “Hoje é um dia de festa e de muita emoção por estarmos concedendo este prêmio aos nossos alunos. Também é um dia importante por consolidarmos uma parceria efetiva e afetiva com o escritório, que possui um carinho com a formação musical”, disse.
A Sócia Administrativa do Machado Meyer Sendacz e Opice Advogados, Dra. Raquel Novaes, parabenizou a administração da Santa Marcelina Cultura e disse que é uma “alegria imensa participar deste projeto, que, sobretudo inspira jovens”.
Após a cerimônia, a Orquestra Jovem do Estado se apresentou sob a regência de seu diretor musical e maestro titular Cláudio Cruz. No programa, a abertura de Rienzi, de Wagner, Bachiana nº7, de Villa-Lobos, e Sinfonia Fantástica, de Berlioz.
Nesta edição, foram registradas cerca de 40 inscrições e selecionados 15 finalistas. Os 5 vencedores foram escolhidos por uma banca examinadora, formada por reconhecidos músicos de diferentes instrumentos, compositores, regentes e jornalistas setoristas da área de música erudita. A audição ocorreu no dia 11 de outubro, na sede da EMESP Tom Jobim.
O patrocínio do escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados ao Prêmio Ernani de Almeida Machado é resultado de uma parceria feita em 2012 com a Santa Marcelina Cultura e visa beneficiar os bolsistas com melhor desempenho da Orquestra Jovem do Estado, com edições do prêmio firmadas por mais três anos.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.