Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Banda Sinfônica Jovem do Estado faz concerto gratuito na Sala São Paulo no domingo

14 de maio de 2010

Concerto, em homenagem aos 100 anos de nascimento de Samuel Barber, acontece no dia 23 de maio, às 11h, com regência de Mônica Giardini e solo de oboé de Alexandre Ficarelli

 

A Banda Sinfônica Jovem do Estado realiza no dia 23 de maio (domingo), na Sala São Paulo, um concerto que rende homenagem ao centenário de nascimento do compositor norte-americano Samuel Barber (9 de março de 1910). O repertório apresenta, ainda, obras de Thomas Doss e Frigyes Hidas.

O solista convidado para esta apresentação é Alexandre Ficarelli, primeiro oboé da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e integrante da Camerata Aberta da Tom Jobim – Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP). A apresentação faz parte da série Concertos Matinais.

A Banda Sinfônica Jovem do Estado é um dos grupos jovens ligados à Tom Jobim EMESP, que tem a gestão da Santa Marcelina Cultura, Organização Social ligada à Secretaria de Estado da Cultura.

Commando March abre o concerto 100 anos de nascimento de Samuel Barber. A marcha foi escrita em 1943, originalmente para banda, e logo conquistou um espaço definitivo no repertório de sopros.

O programa segue com Alpina Saga, de Thomas Doss, que ilustra uma expedição aos Alpes, representando um viajante que observa uma noite estrelada com a inquietação de estar em local de alto risco. Concerto nº 2 para Oboé e Wind Ensemble, de Frigyes Hidas, dá seguimento a essa sonoridade harmônica e traz o solo do oboísta Alexandre Ficarelli.

Para finalizar o concerto, a banda apresenta Sinfonia nº 1 em 1 movimento, composta em 1936 também pelo compositor homenageado, e transcrita para banda por Guy M. Duker.


Clique
aqui para mais informações sobre o concerto.

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.