Santa Marcelina Cultura

MENU

Semana do Canto | Musikalisches Exequiem

O Coral Jovem do Estado recebe o maestro Luis Otavio Santos para um programa barroco a partir da obra Musikalische Exequien, de Heinrich Schütz (1585-1672), considerado a figura central da música luterana na Alemanha do século XVII. Durante toda essa era, música e religiosidade eram inseparáveis. Em Musikalische Exequien (1636), Schutz expressa as questões relacionadas à morte e à redenção, tendo sido encomendada pela viúva do príncipe Heinrich II Postumus Reuss por ocasião de sua morte. Nos dias atuais marcados pela velocidade desenfreada, individualismo confundido com niilismo, e confusão mística, essas páginas nos colocam em estado de contemplação diante do que nunca realmente compreenderemos. 

Coral Jovem do Estado

Com mais de 40 anos, o Coral Jovem do Estado desenvolve as habilidades dos bolsistas integralmente. A proposta artístico-pedagógica do grupo abrange questões adjacentes de performance e interpretação vocal, como expressão corporal e sensibilidade musical. Sob a regência de Tiago Pinheiro de Souza e preparação vocal Marília Vargas, o coro estabeleceu um importante tripé artístico. Além do fundamental repertório lírico, passou a explorar a música antiga e a popular.

Repertório

TOMÁS LUÍS DE VICTORIA (1548-1611)
O Magnum Mysterium*

GIOVANNI PIERLUIGI DA PALESTRINA (1525-1594)
Exultate deo*

HEINRICH SCHÜTZ (1585-1672)
Aus der Tiefe ruf ich, Herr, zu dir (Salmos de David SWV 25)
Das ist je gewisslich wahr (SWV 388)
Musikalisches Exequiem (1636)

*regência de Marília Vargas

Ficha Técnica

Núcleo Barroco do Coral Jovem do Estado

Luis Otavio Santos, regência
Marília Vargas, preparação vocal

Data: 06/10/2019

Horário: 14:00

Local: Sala São Paulo

Endereço: Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos, São Paulo – SP, 01218-020
Telefone: (11) 3367-9500

Entrada: Franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.