Santa Marcelina Cultura

MENU

Regional de Choro do Guri de São Paulo

Assista gratuitamente ao concerto da Regional de Choro do Guri de São Paulo. Sob a regência de Santiago Steiner e Jorge Elias, o grupo apresenta um repertório formado por três temas: Os primórdios dos regionais, Grandes solistas e A base das canções. O evento ocorre no dia 02 de dezembro, sábado, 12h, no Theatro São Pedro.

Retirada de ingressos 24h antes do espetáculo em: Theatro São Pedro – Concertos e Espetáculos | Fever (feverup.com)

Transmissão ao vivo do concerto pelo YouTube do Guri: LIVE | Apresentação do Regional de Choro do Guri | São Paulo – YouTube

Regional de Choro do Guri de São Paulo

Primeiro gênero genuinamente nacional, o choro tem suas raízes em ritmos europeus, como mazurca, polca e valsa. As peças estrangeiras começaram a receber influências de manifestações africanas, como o batuque e o lundu, e da interpretação mais afetuosa e sentimental que lhes foi dada veio o nome do novo estilo, choro. Desenvolvidos a partir de uma dinâmica flexível, os conjuntos têm como base uma seção rítmico-harmônica – com violão, violão de sete cordas, cavaquinho e percussão – e solistas – flauta e saxofone. A formação pode variar, compreendendo também instrumentos como tuba, trombone, bandolim e até violino. Inicialmente associados ao folclore de cada parte do Brasil, os grupos se apresentavam com roupas típicas, recebendo aí a denominação de “regionais” de choro. Fundamentado especialmente na tradição oral, o choro recebe do Guri um tratamento especial, que visa conciliar a interpretação – preservando a liberdade dos instrumentistas – com a pedagogia musical – investindo na sistematização do ensino, com estudos aprofundados e produção de partituras e arranjos próprios. É na roda de choro que os estudantes, após atingir um elevado nível técnico, desenvolvem uma relação pessoal com seu instrumento, explorando as entrelinhas do idioma musical.

Repertório

“Os primórdios dos Regionais”

LOURIVAL IGNÁCIO DE CARVALHO (LOURO) (1892-1956) / CARLOS ALBERTO FERREIRA BRAGA (JOÃO DE BARRO) (1907-2006)
Urubu Malandro

“Grandes solistas”

TIA AMELIA
Bordões ao Luar [arr. Luísa Carvalho]

CAROLINA CARDOSO DE MENEZES
Eu sou do barulho [arr. Luísa Carvalho]
[solista: Camila Silva]

LUCIANA RABELLO
Velhos Chorões [arr. Luísa Carvalho]
[solista: Camila Silva]

WALDIR AZEVEDO (1923-1980)
Pedacinho do Céu

 

“A base das canções”

AURORA LEMOS
Trabaio si eu quisé

Sobre o(a) regente

Santiago Steiner

É violonista, bandolinista, compositor e arranjador, Santiago Steiner foi idealizador do projeto Histórias e Tendências no Choro Paulista, selecionado no Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais (VAI, 2004), da prefeitura de São Paulo (PROAC). Foi músico e diretor musical da peça Dia de Brinquedo: Poesia a Gente Inventa, de Dulce Muniz, finalista do prêmio Femsa 2007, baseada na obra de Fernando Paixão e realizada com o apoio do Programa de Fomento ao Teatro (2007). Foi diretor musical, compositor e músico da peça de teatro Sangue Seco (Cia. Monalisa de Taetro), apresentada no Fringe (Festival de Teatro de Curitiba, 2010) e vencedora do edital de ocupação dos teatros distritais em São Paulo, no Teatro Zanoni Ferrite (2011). Diretor musical e músico do espetáculo de dança Dobra, de Jerônimo Bittencourt e Patricia Bergantin, no Centro Cultural São Paulo (Edital Novos Coreógrafos – Novas Criações: Site Specific) e nos SESCs Santos, São José e Santana (2011). Autor, músico e produtor do espetáculo Brincando de Chorinho (PROAC), apresentado em diversas unidades do SESC, Fábricas de Cultura, CEUs e outros equipamentos culturais. Professor de música do Guri, em São Paulo, desde julho de 2008 até 2015. Intercâmbio como professor e músico no centro de educação musical Sage Gateshead, em Newcastle, Inglaterra em julho de 2014. Supervisor Pedagógico na área de cordas dedilhadas e música popular do programa Guri, desde novembro de 2015. Regente do Regional de Choro do Guri, com concertos na Pinacoteca do Estado, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Biblioteca São Paulo, Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, entre outros. Supervisor Pedagógico na área de cordas dedilhadas e música popular do programa Guri Santa Marcelina, desde novembro de 2015.

Jorge Elias

Sobre o(a) solista

Camila Silva, cavaquinho

Ficha Técnica

BATERIA

DANIEL LUIZ LEAO
HENRI MACHADO RODRIGUES
MARIANA MOREIRA BARROS DA SILVA

 

FLAUTA TRANSVERSAL

FERNANDA BUSO BASTOS

 

PERCUSSÃO ERUDITA

RAUL DE OLIVEIRA SANTOS NEUFELD

 

SAXOFONE (SX)

ANDRE GOMES PEREIRA

 

TROMPETE

KAIQUE DOS SANTOS FARIAS
KAUAN REIS DOS SANTOS

 

VIOLÃO

CAIO ALMEIDA LOPES DA SILVA
EDUARDO KENJI KIKUTI VIEIRA
JOHANN OTTO SOARES KURTH MARQUEZ
MARIA ISABEL ARMONDES DE ARAUJO

Data: 02/12/2023

Horário: 12:00

Local: Theatro São Pedro

Rua Barra Funda, 171 – São Paulo/SP

Entrada: Franca

Parceiros

Patrocinador Master
Bank Of America

Patrocinador Ouro
Chiesi Farmacêutica
Costellation Asset Management

Patrocinador Prata
Grupo Ultra
Verzani & Sandrini 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.