Santa Marcelina Cultura

MENU

Os Tons da EMESP | Grupo À4

Apresentação da série Os Tons da EMESP, com participação do grupo de percussão À4.

O espetáculo percussivo “Brasilidades” conta com obras de compositores brasileiros e obras autorais que utilizam os instrumentos da cultura popular brasileira num contexto contemporâneo, promovendo a mistura de ritmos e características tradicionais do folclore nacional com técnicas e sonoridades características do repertório contemporâneo para percussão. O grupo explora também a utilização de objetos do cotidiano como copos, panelas, folhas e canos, com ritmos e sonoridades presentes em diversas manifestações populares, como baião, samba, xaxado, e outros.

Percussionistas:
Gustavo Neves
Jefferson Silva
Renan Ladislau
Rodrigo Mendes
Giovanni Aglio* (Compositor residente)

Repertório

Campanário – Rafael Y. Castro e Júlio César
Novorizonte – Giovanni Aglio
Cá entre nois – Francisco Abreu
Ubirambê – Giovanni Aglio
Mantra – Fernando Miranda
Conversa – Rafael Y. Castro e Júlio César
Som dos Copos – Jefferson Silva
Samba Enredo – Giovanni Aglio

Ficha Técnica

Grupo À4

Grupo de Percussão À4 é um grupo de percussão, de berço paulistano, que busca a difusão da música para a percussão no Brasil. O repertório é exclusivo para instrumentos de percussão oriundos de várias partes do mundo e, na sua maioria, de tradição cultural brasileira. As obras levam o ouvinte a uma viagem musical por variados timbres, ritmos e expressões que se apresentam ao longo do concerto. Os públicos alvos são desde as crianças até adultos de todas as idades, o que possibilita interações, num cenário cênico-musical, através de brincadeiras e improvisos enlaçados com o repertório a ser apresentado. Formado em 2017, tem explorado diversas formações desde a sua fundação, tendo já se apresentado em formato de duo, trios, quartetos e até mesmo acompanhado por banda sinfônica (em formato de concerto). Devido executar obras contemporâneas para percussão, o grupo sempre contou com percussionistas atuantes no cenário musical nacional e atuantes em orquestras como: Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, Orquestra Experimental de Repertório, Orquestra Jovem Tom Jobim, Orquestra Filarmônica de Goiás, entre outras.

O Grupo À4 criou um currículo extenso durante esses anos de atuação, apresentando espetáculos em diversos teatros e espaços culturais como: Museu de artes Contemporânea da USP (MAC), Biblioteca do Memorial da América Latina, Instituto Federal de São Paulo, Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Instituto de Artes da UNESP, Instituto Federal de Boituva, Grande Auditório do MASP, Teatro Paulo Machado de Carvalho, Theatro São Pedro, entre outros. Em 2018 o grupo gravou o primeiro DVD no Espaço da Biblioteca do Memorial da América Latina. 2019 fizemos a gravação do 1º Ep, intitulado “Mantra”, no estúdio da Fábrica de Cultura do Parque Belém. Neste mesmo ano o grupo foi convidado pela Banda Juvenil do Projeto Guri para solar o “Concerto Pour Trois Percussions et Orchestre D´ Harmonie”, de Emmanuel Séjourné. Também em 2019 o grupo trouxe para seus shows novas ideias: introduziu em seu repertório temas de jogos eletrônicos que fizeram e ainda fazem parte do cotidiano de crianças e adolescentes, concertos de choros e ragtimes, estilos característicos da cultura popular brasileira e norte americana respectivamente, que, misturados com nosso tradicional repertório de obras contemporâneas para percussão. Em 2020 o grupo foi selecionado para receber um prêmio da Lei Aldir Blanc, que foi utilizado para compra de novos instrumentos e equipamentos. No mesmo ano, o grupo teve seu projeto aprovado no ProAC, que consiste na composição e estreia de um novo espetáculo intitulado “Oásis”, baseado em todo o contexto pandêmico que atravessamos.

Atualmente o Grupo À4 tem se debruçado sobre o desenvolvimento do espetáculo “Brasilidades” e de projetos voltados para educação musical à distância.

Data: 08/10/2022

Horário: 11:00

Local: Theatro São Pedro

Rua Barra Funda, 171 – São Paulo/SP

Entrada: Franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.