Santa Marcelina Cultura

MENU

Orquestra Sinfônica do Guri de Presidente Prudente

Sob regência de Diego Guzmán, a Orquestra Sinfônica do Guri de Presidente Prudente apresenta um repertório variado. Serão executadas obras de Marc-Antoine Charpentier, Lorenzo Fernández, Arturo Márquez, Herrero-Armenteros e clássicos renomados dos compositores Johann Strauss e Georg F. Haendel.

Orquestra Sinfônica do GURI de Presidente Prudente

Criada em 2012 a partir de um trabalho preparatório com a banda sinfônica do Polo Regional de Presidente Prudente, a Orquestra Sinfônica consolidou-se como referência, transformando o cenário pedagógico e musical na região. Sua formação reúne instrumentos das quatro grandes famílias da música ocidental — cordas, madeiras, metais e percussão — com flexibilidade para se adaptar às exigências de cada obra, permitindo mudanças na instrumentação conforme o programa apresentado. Em sua trajetória, a Orquestra atuou ao lado de importantes solistas e maestros, como Fabio Presgrave, Eliane Tokeshi, Bruno Sanches, Alba Bonfim, Diego Gusman, Paulo Paschoal, Marlon Camatari, Cícero Cordão, Ricardo Herz, Jean Reis, Arthur Barbosa, Zeca Baleiro e Ariel Britos.  Entre seus destaques estão apresentações no Auditório Ibirapuera (SP), no Teatro Ouro Verde, em Londrina (PR), dentro da programação oficial do Festival Internacional de Música de Londrina (FIML), e na abertura do Festival de Inverno de Presidente Prudente, gravação Oficial do Hino Nacional para UNOESTE. Em 2021, participou da produção audiovisual da obra Palladio, de Karl Jenkins, sob orientação de Eliane Tokeshi e Fábio Presgrave reafirmando seu compromisso com a excelência artística e a fomento da música de concerto. Em 2023, apresentou-se com o maestro venezuelano Diego Guzmán. Em 2024, subiu ao palco sob a batuta dos maestros Wladmir Júnior Albano Cruz e Marlon Camatari.  

Repertório

MARC-ANTOINE CHARPENTIER (1643-1704)
Preludio al “Te Deum”

OSCAR LORENZO FERNÁNDEZ (1897-1948)
Suíte Reisado do Pastoreio
III. Batuque 

ARTURO MÁRQUEZ (1950-)
Danzón nº 2

ALBERTO GINASTERA (1916-1983)
Malambo – da Suíte “Estancia”

HERRERO-ARMENTEROS
Venezuela [arr. Diego A. Guzmán V.]

JOHANN STRAUSS (1825-1899)
Radetzky March

GEORG FRIEDRICH HAENDEL (1685-1759)
Sarabande [arr. Jean-François Noël]

ARTURO MÁRQUEZ (1950-)
Conga del Fuego Nuevo

Sobre o(a) regente

Diego Guzmán
Diretor da Orquestra Venezuelana e violinista formado no Sistema de Orquestras Juvenis e Infantis da Venezuela, Diego Guzmán é natural de Caracas, Venezuela. Iniciou seus estudos musicais aos 9 anos com o maestro Narciso Martínez. Integrou a Sinfônica Nacional Infantil da Venezuela e a Sinfônica Simón Bolívar da Venezuela, com as quais se apresentou em diversos palcos da América, Europa e Ásia. É o diretor fundador da Orquestra Sinfônica Juvenil de Yaracuyana, uma das orquestras juvenis mais destacadas da Venezuela. Desde 2006, desenvolve trabalho pedagógico como violinista e diretor de orquestras infantis e juvenis em toda a América Latina. Em 2012, participou do Concurso de Direção Orquestral Georg Solti, em Frankfurt (Alemanha). Foi convidado para reger orquestras sinfônicas da Venezuela, Colômbia, Brasil e Argentina. Desde 2014, é convidado frequente como regente à frente de diferentes grupos do Guri.

Data: 15/07/2023

Horário: 17:00

Local: Teatro Ouro Verde

Rua Maranhão, 85
Londrina/PR

Entrada: Franca

Parceiros

Patrocínio Master

CTG Brasil

Apoio

Prefeitura de Presidente Prudente

Prefeitura de Londrina

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.