Hermeto Pascoal batizou de “Música Universal” sua forma inventiva de compor, arranjar e tocar. Uma visão de música baseada na liberdade, ancorada numa idiomática musical brasileira e ao mesmo tempo antenada na inventividade humana e na infinita diversidade sonora da natureza. A Orquestra Popular do Guri de Indaiatuba nasce com o propósito de trilhar esse caminho musical sugerido por Hermeto. A compositora, arranjadora e multi-instrumentista Carol Panesi, herdeira dessa escola musical, rege, toca, arranja e conduz os processos criativos dos seis concertos deste ano, num repertório que traz composições da própria Carol, além de obras de Hermeto e outros compositores da música brasileira.
O evento contará com transmissão ao vivo em: Projeto GURI | Santa Marcelina Cultura – YouTube
Pensando na importância musical que os Grupos Musicais do Guri têm, não só para os alunos e alunas participantes, mas também para as regiões e municípios nos quais eles atuam, foi criado, em 2023, a Orquestra Popular do Guri de Indaiatuba. Formado por 20 alunos e alunas dos cursos de madeiras, metais, percussão, guitarra, contrabaixo elétrico, cordas dedilhadas e piano, o grupo tem como objetivo oferecer contato com um repertório específico para esse tipo de formação.
HERMETO PASCOAL (1936-)
São Jorge [arr. Carol Panesi]
CAROL PANESI (1985-)
Marés [arr. Carol Panesi]
AMÉLIA BRANDÃO (1897-1983)
Sorriso de Bruno [arr. Carol Panesi]
CAROL PANESI (1985-)
Luz no Caminho (piano solo)
CAROL PANESI (1985-)
De Volta ao Ceará (violino e percussão) [arr. Carol Panesi]
BRAGUINHA (JOÃO DE BARRO) (1907-2006) / ANTÔNIO ALMEIDA (1911-1985)}
A Saudade Mata a Gente [arr. Carol Panesi]
SILVIA GÓES (1947-)
Cobra Cega [arr. Carol Panesi]
CAROL PANESI (1985-)
Guris de Indaiá
[Música composta e arranjada no processo de ensaios]
Carol Panesi
Aos 11 anos, Carol Panesi ingressou no Conservatório Brasileiro de Música (CBM) onde concluiu o curso técnico de piano. Com Bernardo Bessler, aprofundou os estudos de violino. No CBM, conheceu o multi-instrumentista e compositor Itiberê Zwarg e passou a integrar a Itiberê Orquestra Família e o Itiberê Zwarg & Grupo, viajando o Brasil e o exterior. Foi monitora do projeto didático idealizado por Itiberê, Oficina da Música Universal, onde trabalhou por 7 anos. Multi-instrumentista, venceu o Prêmio Profissionais da Música 2018 e 2019 na categoria Autora e Instrumentista Feminino e o Prêmio MIMO Instrumental 2018, gravou CDs, DVDs e dividiu o palco com grandes nomes como Hermeto Pascoal, Daniela Spielmann, Quinteto da Paraíba, Léa Freire, Nicolas Krassik, Ricardo Herz, Clarice Assad e Jongo da Serrinha. Lançou os álbuns Primeiras Impressões (2018), seu primeiro álbum autoral, com participações de Hermeto Pascoal e Léa Freire; Em Expansão (2019) pelo selo BALXTREAM, ambos com sua banda; Carol Panesi e Eleva Big Band (2021), realizado à distância durante a pandemia com uma big band feminina de Córdoba/Argentina, contemplado pelo projeto IBERMÚSICAS e FUNARTE e Arte é Oração (2021), em duo com o guitarrista Fabio Leal.
FLAUTA TRANSVERSAL
Gabriely Rodrigues de Oliveira
Yasmin Sena Souza
CLARINETE
Fernando do Monte de Figueiredo
Mateus Zamora
SAXOFONE
Karinna Raphaela Souza Da Silva
TROMPETE
Pedro Henrique Alves Araujo
TROMBONE
Isaac Stecca Nicola
EUFÔNIO
Rafael De Souza Puttini
PERCUSSÃO
Leonardo de Castro Goncalves De Deus
Miguel de Lima Sombini
Victoria de Vasconcelos Menezes
VIOLÃO
Julia Pereira De Oliveira
Luiza Dearo
Nicole Stephany de Oliveira Vieira
Pedro Henrique Soares da Silva
CONTRABAIXO ACÚSTICO
Daniel Correa de Toledo Pero Ferriani
Endereço: R. Barão de Jundiaí, 176 – Centro, Jundiaí
Capacidade: 1.124 lugares
Acessibilidade: Sim
Parceria
Prefeitura Municipal de Indaiatuba
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.