Santa Marcelina Cultura

MENU

Grupo de Percussão apresenta Territórios – Cada um(a) tem seu som

No dia 5 de novembro, às 19h30, o Grupo de Percussão da EMESP Tom Jobim apresenta o concerto Territórios – Cada um(a) tem seu som, sob o comando do professor Heri Brandino.

A apresentação faz parte da série Compondo para Percussão e contará com oito peças nunca tocadas antes, todas elas escritas pelos(as) próprios(as) integrantes do Grupo de Percussão da EMESP. Essas peças foram elaboradas a partir de conversas as quais cada compositor(a) usou uma parte de si, ou seja, seu território (história de vida, personalidade, pensamentos) como inspiração para compor.

Um dos objetivos deste processo é mostrar através das composições que, ao contrário do ponto de vista comum, as diferenças de territórios entre as pessoas podem ser inspiradoras e dignas de admiração. Além disso, buscamos estimular a criatividade dos(as) nossos(as) integrantes de tal maneira que eles(as) possam acreditar no som que criam e na sua própria identidade musical. Durante o concerto serão expostos desenhos e textos sobre cada peça, a fim de integrar e dinamizar a percepção do território de cada compositor(a). Na semana seguinte, às 15h30, na sala 604 da EMESP, faremos uma roda de conversa aberta ao público sobre os territórios e diferenças de cada compositor(a). Todos(as) estão convidados(as) a refletir conosco!

O Grupo de Percussão da EMESP conta com diversas atividades pedagógicas e artísticas relacionadas à performance do e da percussionista. Pedagogicamente, o objetivo do grupo é trazer para o aluno e aluna diversas situações de interpretação da música de tal maneira que lhes sirvam de experiência para compreender e fazer parte de maneira responsável da história da percussão, dentro e fora do Brasil. Artisticamente, o grupo busca divulgar e ampliar o repertório para percussão, transformando em música peças pouco conhecidas mas potencialmente sensíveis às identidades e transformações das pessoas e do próprio mundo em que vivemos. O grupo está em seu segundo concerto da série Compondo para Percussão, e com ele somará 17 estreias de peças de compositores(as) brasileiras em um ano. A partir deste concerto, o Grupo de Percussão contará com o reforço da professora Marcia Regina Fernandes na coordenação.

Data: 05/11/2019

Horário: 19:30

Local: Auditório Zequinha de Abreu – EMESP Tom Jobim

Largo General Osório, 147, Luz, São Paulo – SP

Entrada: Franca