No dia 19/03, às 16h30, teremos uma masterclass na EMESP Tom Jobim com a professora Juliana Amaral. A entrada é gratuita e aberta ao público.
Sobre a atividade:
Tendo a experiência corporal da mulher como ponto de partida e a canção brasileira como percurso, a masterclass propõe a reflexão sobre como construir práticas artísticas e pedagógicas decoloniais, isto é, que considerem a racionalidade ocidental como uma epistemologia possível, mas não a única; e que se exercitem no deslocamento do cânone da posição de centralidade (sem negá-lo), de modo a credibilizar, em rodopio, outras lógicas, saberes e experiências.
Cantora, compositora, designer gráfica, professora, escritora e atriz, Juliana Amaral é formada em Letras (Português) pela FFLCH-USP e professora de canto popular da Emesp Tom Jobim. Tem 5 discos autorais lançados. Seus espetáculos foram apresentados em mais de 30 cidades nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. Participou também de diversos CDs, DVDs e espetáculos de artistas nacionais e internacionais.
Em 2021 foi contemplada pelo Edital Proac LAB para a realização do projeto “Margens da palavra”, que incluiu shows gravados e encontros de formação, disponíveis em seu canal do Youtube (youtube.com/praverjuliana). O mesmo espetáculo ganhou o Edital Proac 16 – Circulação de Espetáculos. Foi também contemplada pelo 6º Edital de Fomento à Música da Cidade de São Paulo e lançou seu álbum “Cartas de Marear” em 2024.
Multiartista, a cantora conduz roda de samba há 20 anos no Ó do Borogodó, casa de samba e choro em São Paulo. Compôs e performou, utilizando procedimentos da música contemporânea, audiopoemas para o livro Cena Absurdo (Pedro Marques, Ed. Ateliê, 2016) em parceria com Gustavo Bonin e Micael Antunes. No teatro, atuou na peça Entrevista com Stela do Patrocínio (com Georgette Fadel e Lincoln Antonio – 2004-19). Atua como professora de voz e canto desde 1997, realizando trabalhos coletivos e individuais para cantores, grupos de música e teatro em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba, Blumenau e Itajaí. Tem três livros lançados e escreve no blog “As cartas ridículas”. É também artista gráfica, sócia do Estúdio Risco desde 2007.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.