Santa Marcelina Cultura

MENU

D’Addario Guitar Day

Palestra sobre atividades musicais com foco na guitarra com os músicos Michel Leme, Faiska Borges, Marcelo Jesuino e Edizio Santana. Debates sobre estudo do instrumento, fundamentos, ferramentas, improvisação, atividade profissional, ensino e composição.

Ficha Técnica

Michel Leme

Dotado de um talento indiscutível e um estilo inconfundível de tocar guitarra, Michel Leme é um dos artistas mais honestos e hard workers da sua geração. Nascido na década de 70, o músico paulistano, que já conta 33 anos de carreira, assina 20 lançamentos autorais entre CDs, DVDs e álbuns digitais.
Com uma proposta de levar a música instrumental aos mais diversos públicos, Michel apresenta sua guitarra a todos os lugares onde se encontram ouvidos atentos – sem restrições. Essa postura levou o músico a buscar alternativas dentro cena da música instrumental de São Paulo, incluindo eventos com entrada franca como Sagrada Música (2010 a 2020), Luthieria Oficina das Cordas (2010 a 2020), Som na Frente – Virtuose Escola de Música (desde 2007), Play Jazz, Jazz no Limoeiro, entre outros.

Ao longo dos anos, a carreira de Michel Leme ganhou projeção e foi destaque em diferentes mídias, que vão desde programas de TV aberta como o Programa do Jô (Globo) e Metrópolis (TV Cultura), jornais de grande circulação como Folha de São Paulo e O Globo, mídia especializada como as revistas Guitar Player, Guitarload, Cover Guitarra, Guitar Class, Guitarristas Y Bajistas (Argentina), além de blogs e fanzines de apreciadores de música – todos atendidos com igual atenção por ele.

Michel ainda reserva um espaço na sua agenda para aulas presenciais no Espaço Sagrada Beleza e aulas online, em consonância com a sua metodologia de ensino. Aqueles que desejam entender um pouco da sua concepção musical ainda podem encontrar vídeos didáticos e entrevistas para diferentes veículos, com destaque para a atual coluna interativa”Trocar ideias” no YouTube do portal Guitar Experience.

Com relação ao equipamento utilizado em shows e gravações, Michel utiliza cordas D’Addario, palhetas Gutti, cordas D’Addario, guitarras Music Maker, correias RCKR Straps e amplificadores Rotstage.

Faiska Borges

Músico profissional desde a década de 70, Faiska, é um dos mais respeitados guitarristas do Brasil, com quatro discos solos instrumentais lançados – Nevoeiro (1990), Stratosfera (1994), Bend (2003) e No Smoking (2013), sete vídeo aulas e um songbook BEND lançado pela revista Guitar Player (2009).

Além de uma sólida carreira solo, Faiska construiu a carreira acompanhando artistas consagrados da música brasileira, como – Eduardo Araújo, Fagner, Wanessa Camargo, Leandro & Leonardo, Ná Ozzetti, Cida Moreira, Fabio Jr, Joelho de Porco, Os Incríveis, Casa das Máquinas, Rita Lee, entre outros, abriu o show do guitarrista Frank Gambale, tocou com o baterista Carmine Appice e dividiu o palco com a banda inglesa Deep Purple e o guitarrista Scott Henderson.

No Mercado publicitário, gravou jingles para marcas importantes como Coca Cola, Skol, Antártica, Brahma, Duracell, McDonald’s, Nestlé, Tele-Sena, Parmalat, Lux, Pernambucanas e Hot Wheels, entre outros.
Faiska, que já gravou com Eduardo Araujo, Leandro & Leonardo, Chitãozinho & Xororó, João Paulo & Daniel, Joelho de Porco, Cida Moreira, Rita Lee, Fabio Jr, entre outros, participou de festivais como, Globo Shell e Free Jazz, já foi eleito pelas revistas Bizz, Cover Guitarra, Guitar Player e Rolling Stone como um dos dez melhores guitarristas do País.

Além do seu trabalho solo ‘Faiska Trio’, o guitarrista é integrante do projeto ‘FPB Trio’ (Faiska Borges, Celso Pixinga e Carlos Bala). Participa também de grandes projetos de Festivais, SESC, Secretarias de Cultura,
Concepção Guitarra, Universidades como USP (Dr. Bartô) e Mackenzie, entre outros.

Marcelo Jesuino

Natural de Salvador, Bahia, e radicado em São Paulo desde 2002, Marcelo Jesuíno é um dos nomes mais ativos da música instrumental brasileira.
O guitarrista atua como músico, produtor, diretor musical e diretor artístico. Cursou bacharelado em guitarra na Universidade Fiam Faam, foi aluno especial de mestrado na UNICAMP e participou do International Association of Schools of Jazz Meeting e do Jazz Summer Course ambos na University of Louisville School of Music Kentucky – EUA.
Como sideman, já acompanhou artistas internacionais de jazz como Will Vinson (UK), John Escreet (UK) , Jeff Siegel (EUA), Rich Syracuse (EUA), Phil DeGreg (EUA), Ted Falcon (EUA), Ron Ormsby (EUA), Thomas Walbum (DIN), Mike Tucker (EUA), Karlos Misajel (PERU), Jean Philippe Coté (CAN) e Michael Kuttner (ALE).
Com o seu grupo se apresentou no Festival Internacional de Jazz Lomas de Zamora (Argentina), Festival Instrumental Ao Vivo I – Victor Civita, Festival de Jazz de Sorocaba, Jazz Bon Bon Festival, Festival Instrumental Ao Vivo II – Victor Civita, Festival OFF! – Praia de Ubatuba e Festival Metso Cultural.

 

Edízio Santana

Guitarrista natural de São Paulo/SP, desde cedo esteve em contato com a música.
Aos 7 anos começou com as aulas de violão, aos 13 passou a ter aulas de guitarra e teoria musical na Universidade Livre de Música Tom Jobim. Como músico atuou com diversos artistas e bandas, dentre elas: Ton Carfi, Raiz Coral, Sérgio Saas, Delino Marçal e Eli Soares.
Atualmente vive em São Paulo onde se dedica a carreira de “Sideman”, gravações, aulas e à produção do seu projeto solo.

Data: 31/05/2023

Horário: 14:30

Local: Auditório Zequinha de Abreu – EMESP Tom Jobim

Largo General Osório, 147, Luz, São Paulo – SP

Entrada: Franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.