A Camerata de Violões do Guri de São Paulo, sob a regência de Flávia Prando, apresenta um repertório que explora a riqueza da música brasileira. O programa inclui Motivo Barroco, de Celso Machado, Corta-Jaca e Lua Branca, de Chiquinha Gonzaga, e Remembrance de Sergio Assad, todas em arranjos especiais para a formação.
Retirada de ingressos em: https://feverup.com/m/170107
O violão é um dos instrumentos mais populares do Brasil, e a cultura violonística brasileira é uma das mais ricas do mundo – tanto no universo erudito quanto no popular. A formação da camerata, uma “orquestra de câmara de violões”, corresponde a uma certa tradição de grupos homogêneos, formados por instrumentos da mesma família, mas oferece também um espaço de criatividade e experimentação – pouco usual, a o ensemble trilha o caminho da descoberta de uma identidade, com pesquisas de timbre e exploração de novas e próprias sonoridades. Assim, a Camerata de Violões do Guri de São Paulo atende um objetivo ao mesmo tempo artístico e pedagógico, criando um ambiente em que o aluno aprende e se desenvolve, ao mesmo tempo que constrói uma performance e amadurece sua atuação no palco.
Formada em 2010, a Camerata de Violões do Guri de São Paulo tem uma história de encomendas de composições, arranjos e transcrições originais. Após anos apurando o repertório, em 2016 lançou o CD Retratos Brasileiros, apenas com obras realizadas especialmente para o grupo. Em 2017, publicou um Caderno de Partituras, que acompanha o álbum e difunde um repertório base para o ensino coletivo do violão.
CELSO MACHADO
Motivo Barroco [arr. Lamartine Jr.]
CHIQUINHA GONZAGA
Corta-Jaca [arr. Josiane]
SERGIO ASSAD
Remembrance [arr. Edson Lopes]
CHIQUINHA GONZAGA
Lua Branca [arr. Jorge Elias]
Flavia Prando
Violonista, doutora e mestre em Música pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e bacharel em Música pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (IA/UNESP). É Pesquisadora em Ciências Sociais e Humanas do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc/SP. Coordenou, juntamente com o professor Dr. Humberto Amorim (UFRJ), o 1º e 2º Simpósio Panorama de Pesquisa para violão no Brasil (PANOVIO) realizado pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM). Apresentou o repertório de compositores paulistas para violão no: CONSERVATÓRIO VILLA-LOBOS, na FITO – OSASCO, Centro de Pesquisa e Formação, do SESC SP, no Movimento Violão 2022 (Sesc Santana e Sesc Araraquara. Sua pesquisa de doutorado, “O mundo do violão em São Paulo: processos de consolidação do circuito do instrumento na cidade (1890-1932)”, recebeu a primeira menção honrosa no Prêmio Silvio Romero 2021 (IPHAN) e deu origem a dois álbuns de partituras “Violões na Velha São Paulo”, com edição de Ivan Paschoito (LEGATO EDITORA, 2022). Atuou como regente convidada da Camerata de Violões Infanto-Juvenil do Projeto Guri Santa Marcelina em 2022.
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