A Banda Sinfônica do Guri de Itaberá apresenta o concerto O repertório norte-americano para banda sinfônica, sob regência de Monica Giardini. Fazem parte do concerto obras de James Barnes, Rob Grice, Leonard Bernstein, entre outras.
A banda é uma das formações mais populares e versáteis do universo da música. No Guri, o grupo mantém viva uma rica tradição que remete aos emigrantes italianos, espanhóis e portugueses, que trouxeram ao Brasil a cultura tipicamente europeia de “banda municipal”, muito ligada à vida social e coletiva das cidades. Sua instrumentação segue a mesma de outras bandas ao redor do mundo, com naipes de sopros e percussão. A Banda Sinfônica do Guri de Itaberá foi criada em 2012. O grupo já se apresentou ao lado da The Rodney Mack Philadelphia Big Brass (EUA), em 2013, no Auditório Ibirapuera (SP). Em 2015, tocou no 10º Festival de Inverno de Boituva (Boituva/SP); e, em 2019, tocou com o cantor e compositor Nelson Itaberá. Durante o período de isolamento social, por meio de apresentações virtuais, o conjunto tocou com João Donato e Maurício Freire Garcia. Em 2022, foi regida por Sarah Higino
JAMES BARNES
Westridge Overture
ROB GRICE
Abandoned Treasure Hunt
JOHN EDMONDSON
Jazz Chacone
CHRIS SHARP
Danse Antiqua
ANNE MCGGINTY
Green Mountain Rhapsody
GEORGE SWEET
The Airships
ROBERT SMITH
Dueling Dragons
LEONARD BERNSTEIN
West Side Story
Arranjo de Michael Sweeney
Monica Giardini
Monica Giardini é regente titular da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo desde sua estreia, em 1993, regente e diretora musical da Banda Sinfônica Paulista, atua como Clinician do Projeto Sopro Novo Bandas da Yamaha do Brasil, em diversas cidades do país, tendo escrito e publicado o Caderno de Regência da coleção e é também professora de regência na Faculdade FACEC –ES, desde 2016. Participa como regente dos festivais Música nas Montanhas (Poços de Caldas, MG desde 2004) e Festival Música das Américas (Belém do Pará) no qual foi idealizadora e coordenadora artística, desde 2013, em parceria com o maestro Marcelo Jardim. Dá cursos de capacitação para professores do Guri no qual rege esporadicamente e ministra para a Funarte em diversas cidades do Brasil, além de trabalhar em outros projetos de música. Foi regente adjunta da Banda Sinfônica do Estado. de 2012 a 2014, e assistente de direção artística, de 2001 a 2003. Atuou como regente convidada na Orquestra Experimental de Repertório (2011); na Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí (2012); na Banda Sinfônica de Barra Mansa (2009) e no Festival Internacional de Mulheres Compositoras (SESC Ipiranga,1995). Regeu e ministrou cursos de Prática de Banda Sinfônica e Regência em diversos Festivais dentre eles Festival de Londrina (2004, 2008 e 2010); 1º Festival de Música Corn Products Brasil em Mogi Guaçu (2004) e em Antonina (1998 e 2007). Participou como regente de diversas Conferências e Congressos de Bandas Sinfônicas no Brasil e no exterior. Realizou a direção musical e regência da Série Tucca – Aprendiz de Maestro (2013) e da opereta de Noel Rosa – A Noiva do Condutor (2001). Recebeu as seguintes premiações: Prêmio Excelência Mulher (2011, CIESP), Prêmio Mulheres do Mercado (2004, SMC), Troféu Mulher em Sol Maior IV (1999, Casa de Cultura de Santo Amaro) e homenagens da Ordem dos Músicos do Brasil (1998). Lecionou Prática de Orquestra na Universidade Livre de Música e Artes Musicais na Universidade Mackenzie (1991). É doutora na área de Processos de Criação Musical e Mestre em Musicologia pela ECA-USP e também Bacharel em Violão e Pedagogia Plena.
FLAUTA TRANSVERSAL
Maria Clara Siqueira de Almeida
Maria Vitoria de Campos Simão
Mariana Lara Lourenço dos Santos
Raissa Camargo da Silva
CLARINETE
Edilenia Leite
Guilherme Yoishi Moraes Sato
Kauan Felipe Leal de Oliveira
Kody Koizumi
Landre Daniel Magalhães de Araujo
Livia Cristiny Carvalho Bueno
SAXOFONE
Breno Amós Dias Nunes Gouvea Cruz
Edil Ferreira Leite
Fabio Henrick Almeida Santos de Pontes
Kendy Koizumi
Nickolas Vinícius Steidel Pacheco
Pedro Henrique de Lara Loureço
TROMPA
Daniel Raab da Silva Gonçalves
KAIK DA SILVA OLIVEIRA
Pedro Guilherme Fortes Ferreira
TROMPETE
Alexandre Cardoso da Cruz
Isaac Ian Yamanishi Barbosa
TROMBONE
Victor Miguel de Oliveira Dias
TUBA
Fabio Sussumu Koizumi Junior
EUFÔNIO
João Gabriel de Oliveira Costa
PERCUSSÃO
Davi Rodrigues de Paula
Juão Henrique de Souza Machado
Nicolas de Oliveira Faria
Pedro Henrique Ramos dos Santos
Vitória de Souza Souto
VIOLONCELO
Ana Rafaela Machado Diniz
Guilherme dos Santos Morais
Luana Araujo Ribeiro
R. Josefina Silva de Mello, nº 550
Itaberá/SP
Patrocínio Master
CTG Brasil
Patrocínio Ouro
Arteris
Sicoob
Parceria
Prefeitura Municipal de Itaberá
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.