No dia 9 de novembro, às 14h, o flautista Michel Bellavance ministra master class de flauta na EMESP Tom Jobim. Participe como aluno ouvinte.
Michel Bellavance se projetou na Europa com renomadas orquestras, tais como a Orquestra da Fundação Gulbenkian de Lisboa, a Orquestra de Câmera de Genebra, Orquestra Camerata Acadêmica de Paris, e também na América Latina, com a Orquestra Sinfônica Nacional do Peru, Orquestra do Estado de Bahia Blanca, a Orquestra do Estado de San Juan, a Orquestra Filarmônica de Mendoza, a Orquestra Sinfônica do Estado da Bahia, a Orquestra Sinfônica de Maracaibo e o Conjunto Ad Hoc com obras concertantes de Nielsen, Ibert, Reinecke, Bernstein, Kabalevski, Liebermann, Mozart, Bach, Hue et Vivaldi.
Apresentando-se quase que mundialmente, Michel Bellavance têm dado recitais em cidades diversas: Praga, Barcelona, Madri, Genebra, Düsseldorf, Basel, Londres, Zurique, Paris, Hong Kong, Tokyo, Lima, Quito, São Paulo, Brasilia, Salvador, Buenos Aires, Mendoza, Córdoba, San Juan, Santiago do Chile, San Jose, Montreal, Ottawa, Sioux City, Omaha, Washington DC, Pequim e Xangai. Participou de festivais de música na Suiça, nos Estados Unidos, no Peru, no Brasil, na Venezuela, na Costa Rica e no Equador, tocando também regularmente para as emições de rádio da Sociedade Rádio Canada, Rádio Suisse Romande e da National Public Radio (EUA).
A discografia de Michel Bellavance consiste em quatro CD´s que testemunham seu vivo interesse por um repertório novo e desconhecido. Dois de seus CD´s levam o selo da Brioso Recordings (EUA) e que, assim como os outros, foram muito bem recebidos pela critica internacional ; O CD intitulado Sergei, Béla & Bohuslav apresenta obras de compositores do Leste Europeu e da Europa Central. Joueurs de flûte comtém peças de compositores franceses e canadenses, sendo que a Sonate opus 29 de Rachel Laurin, foi uma obra encomendada e estreiada por Bellavance. Ele realizou a primeira gravação mundial do Noturno opus 133 de Salomon Jadassohn, composição que está registrada no seu disco Flûte Romantique publicado pela SNE (Canada). O quarto disco , publicado pela Meridian Records (Ingleterra), é uma reunião do obras francesas do começo do século XX, contendo uma versão para flauta da Sonate opus 13 para violino de Gabriel Fauré.
Paralelamente às suas atividades de intérprete, Michel Bellavance é professor de flauta das classes superiores HEM dos Conservatórios de Genebra (Suiça). Michel têm ministrado ateliês e masterclasses na Inglaterra (Guildhall School, Londres, Benslow International Flute Seminar), na França (Conservatoires Nationaux Régionaux de Lyon e de Nancy), na Suiça (Cours International de Blonay), na Italia (Scuola Civica di Cagliari), na Espanha (Centro Cultural Kraus, Madrid), na Romênia (Buşteni International Flute Summer School), no Canadá (Conservatoire de Montréal), nos Estados Unidos (University of Northern Iowa, University of Western llinois), no Brasil (Universidade de São Paulo, Encontro Internacional de Flautistas Tatui, Universidade do Estado do Rio de Janeiro), na Argentina (Conservatorio Manuel de Falla à Buenos Aires, Conservatorio Beethoven, Conservatorio Provincial de Córdoba, Universidade do Estado de San Juan e Universidade Nacional de Cuyo à Mendoza), no Peru (Festival International de Flûte de Lima), na Venezuela (Maracaibo Festival y Academia del Nuevo Mundo, Festival Union de las Artes Guama, Simón Bolivar à Caracas), na Costa Rica (Festival de Flûte de San Jose), no Chile (Universidade do Chile e Escuela Moderna de Musica de Santiago), no Equador (Conservatorio Nacional de Quito), e na China (Conservatório Central de Pequim e Conservatóire de Xangai).
Como bolsista do Conselho de Artes do Canadá, Michel Bellavance estudou em Paris, Genebra, Zurique e São Francisco, se aperfeiçoando com artitsticamente com os flautistas Aurèle Nicolet, Patrick Gallois, Maxence Larrieu, András Adorján et Paul Renzi.
ENTRADA FRANCA
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.