Santa Marcelina Cultura

MENU

Coral Juvenil ? Encontro de Corais no MASP

No dia 11 de dezembro, o Coral Juvenil do Guri, sob regência de Marília Vargas, participa do Encontro de Corais, em que o Coral Jovem do Estado convida o Coral Juvenil do Guri e o Coral Juvenil da Emesp. Participam da apresentação os maestros Tiago Pinheiro (Coral Jovem) e Cristina Allemann (Coral Juvenil da Emesp).

Coral Juvenil do Guri
O grupo teve sua primeira formação em 2009. Os integrantes são adolescentes de 12 a 18 anos, selecionados por meio de audições anuais entre os alunos que mais se destacam no programa Guri Santa Marcelina. O Coral já se apresentou em importantes teatros como Sala São Paulo, Tucarena e Masp, e participou do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão (2010 e 2011), da 3ª Mostra Brasil Juventude Transformando com Arte no Rio de Janeiro (2010) e do Projeto Tocando Santos (2010 e 2011). Em 2012, viajou milhares de quilômetros para se apresentar em Brasília (DF) e Bom Jesus da Lapa (BA). O grupo também protagonizou o Especial de Fim de Ano da TV Cultura, realizado em parceria com a Santa Marcelina. Cinco de seus integrantes participaram do projeto Youth Music Voices, num coral internacional criado especialmente para cantar nas Olimpíadas Culturais de Londres 2012. Neste mesmo ano o Coral Juvenil gravou o CD “Cantos Novos”, que reuniu diversas composições musicais encomendadas especialmente para este grupo.

MARÍLIA VARGAS – regente
Uma das mais ativas sopranos brasileiras de sua geração, Marília Vargas conduz uma intensa carreira de concertos. Aos doze anos debutou no Teatro Guaíra, em Curitiba, como o pastor, na ópera Tosca. Nesta época iniciou seus estudos de canto com Neyde Thomas. Formou-se na Schola Cantorum Basiliensis (Suíça, 2001) e obteve o “Konzert Diplom” na classe de Christoph Prègardien, no Conservatório de Zurique (Suíça, 2005). Fez masterclasses e aperfeiçoamentos com Montserrat Figueras, Silvana Bartoli Bazzoni e Barbara Bonney. Premiada no II Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão, no VI Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas e bolsista das fundações Friedl Wald e Margherite Meyer Stiftung. Também foi laureada com a Bolsa de Aperfeiçoamento Técnico e Artístico em Música, concedida pela FUNARTE, para um ciclo de estudos de alto aperfeiçoamento na França e recebeu o prêmio João Baptista Gnoato, pela Câmara Municipal de Curitiba. Apresenta-se regularmente como solista com diversas orquestras no Brasil e na Europa, entre as quais a Orquestra Sinfônica do Paraná, Petrobras Sinfônica, Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra de Câmara de Curitiba, Orquestra Sinfonica Brasileira (OSB), Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Aargauer Symphonie, Orchestra of the Age of Enlightement e Zürcher Kammerorchester. Atua com diversos Ensembles de Música Antiga, entre eles a Capella Reial de Catalunya, sob direção de Jordi Savall, com quem gravou o CD Misteri D’Elx (Alia Vox) e atuou como Ninfa na ópera Orfeo, de Claudio Monteverdi (BBC – Opus Arte); e Le Parlement de Musique, sob direção de Martin Gester. Sua atuação na ópera e na música de câmara a levaram a cantar no Theater Basel, Stadt Casino Bern, Tonhalle Zürich, Wiener Konzerthaus, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Sala São Paulo, Palácio das Artes (Belo Horizonte), Auditorium de Dijon, Arsenal Metz, Theatre Royal du Palais de Versailles, Helsinki Music Centre, National Center of Performing Arts (Beijing), Berliner Konzerthaus, Auditorium e Gran Teatro del Liceo (Barcelona). Tem sido professora convidada de importantes festivais de música e universidades do Brasil e do mundo. Realizou inúmeras gravações para rádios e televisões européias e brasileiras (Arte, TVE, TV Cultura), além de ter sua participação em diversos CDs e DVDs. Seus dois álbuns solo, Todo amor desta terra e Tempo breve que passaste: Modinhas Brasileiras estão ambos esgotados . Em agosto de 2014 lançou seu mais novo CD: Engenho Novo, ao lado do pianista André Mehmari. Em 2015 volta a se apresentar com a aclamada Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP. Além de recitais e concertos na França, Suíça, Equador e Brasil.

Data: 11/12/2016

Horário: 18:00

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.