Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Royal Northern Sinfonia apresenta workshop para alunos do Guri

30 de maio de 2016

Royal Northern Sinfonia, considerada a principal orquestra profissional do Nordeste da Inglaterra, ministrou workshop para alunos da Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil do Guri

Considerada a principal orquestra do Nordeste da Inglaterra, a Royal Northern Sinfonia ministrou um workshop para cerca de 40 alunos da Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil, que integram os Grupos Infantis e Juvenis do Guri, dia 9 de maio, no Hotel Dan Inn Hotel Planalto, em parceria com o British Council. 

Pela primeira vez no Brasil, por ocasião da 3ª edição da Conferência Internacional MultiOrquestra, organizada pela entidade britânica no Brasil, os músicos ingleses tocaram junto com a Orquestra de Cordas o repertório que o grupo infanto-juvenil está preparando para o primeiro concerto da temporada, além de participarem de uma roda de conversa com os  alunos e realizarem um pequeno concerto didático. 

Fascinados pela criatividade, versatilidade e performance vibrante, os alunos destacaram a oportunidade de aprender e de vivenciar o conhecimento. “Foi uma experiência maravilhosa, inesquecível. Às vezes, penso em estudar fora do Brasil, então, foi muito importante ter esse contato com uma orquestra profissional e internacional”, conta Sarah Barcellos, 22 anos, aluna do polo CEU Inácio Monteiro. 

Para Gabriel Xavier, 12 anos, aluno do polo Júlio Prestes esse tipo de atividade é um incentivo para continuar a estudar e se aprimorar cada vez mais. ““Eu gostei muito de participar. Quero tocar igual a eles no futuro”, enfatiza. 

Atento às explicações e posicionamento dos alunos, o regente da temporada 2016 da Orquestra de Cordas, o francês Thibault Delor, explica a importância de os alunos terem contato com uma orquestra profissional tão aplaudida pelo mundo. “ O que foi muito interessante, hoje, foi o contato físico próximo. Foi tocar junto com um músico inglês profissional. Quase que automaticamente o aluno vai tocar melhor. Todavia, o que achei fantástico, foi a troca de ideias, o que foi uma forma dos alunos entenderem e comprovarem os ensinamentos dos ensaios”, explica. 

Durante a roda de conversa, os músicos da Royal Northern Sinfonia destacaram a facilidade de aprendizado e o talento dos jovens músicos da Orquestra de Cordas do Guri. 

O resultado após a apresentação? Alunos radiantes e empolgados. “Gostei muito de participar desse workshop com uma orquestra profissional. Eles foram muito atenciosos ”, conta Maxwell Nascimento, 18 anos, aluno do polo CEU Jambeiro.