Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri recebe regente venezuelano do El Sistema para duas apresentações em São Paulo

26 de julho de 2016

 Sob a batuta do jovem maestro Diego Guzmán, grupo formado por alunos do programa de educação musical com idades entre 11 e 18 anos toca Bizet, Ginastera, Strauss e Villa-Lobos. Apresentações acontecem no Masp e na Hebraica

 

Nos dias 30 e 31 de julho, a Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri recebe um convidado especial: o regente venezuelano Diego Guzmán, do bem-sucedido projeto El Sistema e um dos mais talentosos de sua geração. Ele vem a São Paulo para comandar as apresentações no Auditório Masp Unilever, sábado, às 16h, e na Hebraica, que acontece domingo, ao meio dia. Ambas com entrada gratuita. 

Diego Guzmán é um dos bons exemplos do projeto de formação musical que existe em seu país há mais de 40 anos e se tornou referência mundial no ensino e na prática coletiva e individual da música, aliado ao trabalho social. O Sistema Nacional de Orquestras e Coros Infantis e Juvenis da Venezuela (El Sistema) atende, atualmente, mais de 200 mil jovens e mantém centenas de orquestras e coros pelo país. É de lá também que saiu outro jovem regente: Gustavo Dudamel, atual diretor musical da Orquestra Filarmônica de Los Angeles (EUA). 

Com 60 integrantes, a Orquestra Sinfônica do Guri estará acompanhada de mais sete bolsistas da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo nos concertos: Renan Gonçalves e Tiago Biscaro (violino), Ryellen de Souza Joaquim (viola), Rafael Frazzato (violoncelo), João Luis Prado Vieira (flauta), Lucas Cavalcante Nascimento (trombone) e Wesley Lopes de Oliveira (percussão). Eles irão desenvolver intensas atividades pedagógicas, auxiliar os mais jovens da Sinfônica do Guri nos ensaios e compartilhar suas experiências de tocar no grupo que, hoje, é reconhecido pela sua excelência na formação de novos talentos. 

A proposta de incorporar aos programas da Sinfônica do Guri maestros importantes e também bolsistas da Orquestra Jovem que já estão em estágio de formação mais avançado, com experiência de concertos e alunos de uma das principais instituições de formação musical do estado, como a Emesp Tom Jobim, vai ao encontro da proposta artística e pedagógica da Santa Marcelina Cultura, organização social responsável pela gestão das duas instituições do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Estado da Cultura. 

Porta de entrada para jovens que iniciaram os estudos em música e que hoje estão cursando o bacharelado nas principais universidades do Brasil e Europa, o Guri é um programa de educação musical e inclusão sociocultural que atende cerca de 13 mil jovens, crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos, nos 46 polos do programa espalhados pela capital e Grande São Paulo. Em sua estrutura, mantém dez grupos musicais infantis e juvenis, entre eles a Orquestra Sinfônica. O grupo foi criado em 2011 e lançado em grande estilo no ano seguinte, sob a batuta do maestro norte-americano George Stelluto, diretor da Juilliard School. 

A Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri tem o patrocínio do grupo Verzani & Sandrini, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, e é um dos dez conjuntos musicais do programa Guri, que atende um total de 13 mil crianças e adolescentes nos 46 polos espalhados na capital e Grande São Paulo. Trata-se de uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura nestas praças. Para mais informações, acesse o site www.gurisantamarcelina.org.br.

 

Programa
Heitor Villa-Lobos Bachianas Brasileiras nº 4 – Prelúdio
Georges Bizet Suíte 1 – L’Arlésienne
Johann Strauss Radetzky Marsch
Georges Bizet Farandola da Suíte 2 de L’Arlésienne
Alberto Ginastera Suíte Ballet Estância

 

Diego Guzmán – regente
Nascido em Caracas, em 1982, Diego Guzmán iniciou seus estudos com o maestro Narciso Martinez e em 1993 entrou como violinista para a Orquestra Sinfónica del Estado Guárico, onde participou de grandes eventos sinfônicos e operísticos. Atualmente é o diretor da Orquestra Sinfônica da Juventude, sob a tutela do maestro José Antonio Abreu. Passou pela Orquestra Nacional da Criança da Venezuela, é convidado frequente da Orquestra Sinfônica Simón Bolívar, da Orquestra Jovem Teresa Carreño – que é formada pelos melhores músicos do ensino médio do El Sistema – e da Orquestra Juvenil de Caracas. Participou de master classes de violino com grandes nomes, como Sergio Celis, Pablo Vásquez e José Francisco del Castillo (Academia Latino-Americana de Violino), Christian Stadelmann (Orquestra Filarmônica de Berlim), entre outros. Cursou regência de orquestra com Mario Benzecry, Sung Kwak, Eduardo Marturet, Marcos Carrillo, Alfredo Rugeles, Rodolfo Saglimbeni e Manuel Hernández Silva.

 

Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri
A Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil, criada em 2011, desenvolve uma série de atividades artístico-pedagógicas com alunos com idades entre 11 e 18 anos selecionados, por meio de audições, dentre os estudantes de todos os polos do Programa. Sob regência de George Stelluto, fez sua estreia oficial em 2012. Luis Gustavo Petri, Lutero Rodrigues, Emiliano Patarra e Ricardo Appezzato também desenvolveram trabalhos com o grupo, que já realizou série de concertos em importantes espaços culturais como Masp, Museu da Casa Brasileira e Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, além de participar do Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba. Também se apresentou na entrega do prêmio Itaú-Unicef (2011-2012), integrou o Especial de Fim de Ano da TV Cultura em 2012, da 3ª edição do Prêmio Ernani de Almeida Machado, em 2014, com a Abertura 1812, de Piotr Ilitch Tchaikovsky.

 

Serviço:
Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri com Diego Guzmán

Data: 30 de julho, sábado
Horário: 16h
Local: Auditório Masp Unilever
Endereço: Avenida Paulista, 1578, Cerqueira César, São Paulo-SP
Entrada gratuita


Data:
31 de julho, domingo
Horário: 12h
Local: Hebraica
Endereço:Rua Hungria, 1000, Pinheiros, São Paulo-SP
Entrada gratuita

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.