Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Orquestra Jovem Tom Jobim recebe Léa Freire e Gil Jardim em dois concertos

20 de setembro de 2012

A Orquestra Jovem Tom Jobim, grupo ligado à EMESP Tom Jobim, escola do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, convida a flautista Léa Freire para duas apresentações: dia 22, sábado, às 21 horas, e dia 23, domingo, às 17 horas, Memorial da América Latina. Sob a batuta do regente titular Roberto Sion e do maestro convidado Gil Jardim, regente titular da OCAM-Orquestra de Câmara da Universidade de São Paulo, o concerto terá como destaque obras do CD Cartas Brasileiras, de Léa Freire.

 “Selecionei esse rico trabalho da Léa Freire, pois é um marco na música instrumental brasileira que apresenta a diversidade existente no país”, explica Roberto Sion. O maestro destaca ainda o encontro entre o erudito e o popular presente no CD. 

“Seja por formação ou por alguma coisa que está além da minha compreensão, adoro música erudita tanto quanto popular, sempre acreditando na ideia do encontro de tudo o que é bom. Para além de classificação e rótulos, fico com a imagem da pororoca que, apesar da desvantagem do perigoso nome é uma linda cena de águas potentes se misturando inevitavelmente numa mesma direção. Como o que é bom caminha na direção do que é bom. Mas cuidemos sempre para isso não virar um tsunami e destruir o que não deve”, escreve Léa Freire na apresentação de Cartas Brasileiras.

  

Sob a regência de Roberto Sion, a primeira parte do concerto traz Saudade, de Eric Jesteadt, De onde vens, de Dori Caymmi, Eu não existo sem você, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes e Baião da Suíte Brasiliana n.1, de Cyro Pereira.

Em seguida, Gil Jardim responsável pela regência e por alguns arranjos do CD, assume a Orquestra que interpreta cinco peças de Cartas Brasileiras. São elas: Isabela, Nove Luas, Bis a Bis, Vento em Madeira e Domingo de Manhã. O Quinteto de Clarinetes da EMESP executa a peça Bis a Bis também presente no trabalho de Léa Freire.

O encerramento fica por conta de Amazon River, de Dori Caymmi.

Programa

Eric Jesteadt – Saudade
                                              
Dori Caymmi – De onde vens
 
Tom Jobim e Vinícius de Moraes – Eu não existo sem você

Cyro Pereira – Baião da Suíte Brasiliana n.1

Léa Freire – Vila Ipojuca
  Bis a Bis
                  Caminho das Pedras
                  Isabella
                  Nove Luas
                  Domingo de Manhã
                  Vento em Madeira
                                                 
Dori Caymmi – Amazon River

Serviço

Orquestra Jovem Tom Jobim e Léa Freire
Datas e horários: 22/9, sábado, às 21 horas;
                         23/9, domingo, às 17 horas
Local: Memorial da América Latina – Auditório Simon Bolívar
Endereço: Rua Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
 

Entrada franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.