Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Orquestra Jovem do Estado se apresenta na Sala São Paulo

14 de maio de 2010

Concerto acontece no dia 22 de maio, às 21h, com regência dos maestros João Maurício Galindo e Luis Fidelis, e participação do Quarteto Rio de Janeiro; repertório traz obras de Ravel, Schumann e Gnatalli

A Orquestra Jovem do Estado, um dos grupos jovens ligados à Tom Jobim – Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), apresenta-se no dia 22 de maio (sábado), às 21h, na Sala São Paulo. Sob as batutas de seu regente titular, João Maurício Galindo, e do regente assistente Luis Fidelis, a Orquestra traz o Quarteto Rio de Janeiro, como solista convidado, e peças de Ravel, Schumann e Gnatalli.

O concerto começa com a versão orquestrada de Alborada del Gracioso, do compositor e pianista francês Maurice Ravel. Criada originalmente para piano, entre 1904 e 1905, a obra integra um conjunto de cinco peças para solo de piano, intitulada Miroirs. A composição para orquestra foi escrita em 1918, com influência de temas espanhóis e alternâncias entre o sério e o irônico.

Na segunda peça do concerto, Luis Fidelis, regente assistente da Orquestra Jovem do Estado, rege Overture, Scherzo e Finale, op. 52, do alemão Robert Schumann, cujo bicentenário de nascimento é celebrado este ano.

Para finalizar o concerto, a Orquestra Jovem do Estado recebe o Quarteto Rio de Janeiro como convidado. O grupo sola no Concerto para Quarteto de Cordas e Orquestra, obra de 2006 do compositor gaúcho Radamés Gnattali. Criado em 1994 por instrumentistas oriundos da Uni-Rio, o quarteto conta com Felipe Prazeres e Gustavo Menezes (violinos), Ivan Zandonade (viola) e Marcus Ribeiro (violoncelo).


Clique
aqui para mais informações sobre o concerto.

 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.