Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Octobass apresenta-se para 400 pessoas no CEU Veredas

16 de março de 2009

Repertório incluiu músicas eruditas, populares e versões acústicas para clássicos do rock

OctobassO octeto de contrabaixos Octobass se apresentou na segunda-feira, dia 16 de março, frente a 400 pessoas no auditório do CEU Parque Veredas, na Zona Leste de São Paulo. O público foi composto por alunos do CEU, estudantes de música do programa Guri Santa Marcelina, além de professores e parentes.

O grupo Octobass é formado por músicos que são referência em seu instrumento, sendo quatro integrantes da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), três da Banda Sinfônica do Estado de SP e um da Banda Sinfônica do Exército. São eles: Ana Valéria Poles, Sérgio de Oliveira, Ney Vasconcellos, Alexandre Rosa, Alexandro Oliveira, Anselmo Melosi, Daniel Camargo e Lucas Esposito.

Segundo Ana Valéria Poles, integrante da OSESP e uma das fundadoras do octeto ao lado de Sérgio de Oliveira, o Octobass procura apresentar músicas escritas originalmente para contrabaixo e versões adaptadas para o instrumento. “O repertório composto exclusivamente para contrabaixo é muito pouco conhecido pelo público. Difundimos essas obras ao mesmo tempo em que mostramos de uma forma nova clássicos do rock, da música brasileira e peças eruditas.”

Aulas-espetáculo – Um dos objetivos das aulas-espetáculo é que o aluno dos CEUs, espectadores em geral e integrantes do programa Guri Santa Marcelina possam conhecer melhor a sonoridade dos instrumentos e os diferentes tipos de música, desde a clássica, passando pelo samba, choro e bossa nova, até o rock e o baião. As apresentações servem também para que os guris se identifiquem com o mundo da música e com um ou outro instrumento especificamente.

Na prática, o que acontece com frequência é um aumento da procura por vagas depois das apresentações. No caso do Octobass, pelo contrabaixo. “A principal finalidade da aula-espetáculo, no meu modo de ver, é arrebanhar os jovens para o estudo musical. É importante também gerar uma intimidade e divulgar cada instrumento individualmente”, afirma Ana Valéria.

Para saber mais e acompanhar na íntegra a entrevista com a contrabaixista da OSESP, visite ainda este mês, neste site, a série “Instrumentos”, que aborda mensalmente os aspectos relevantes e históricos dos instrumentos ensinados no Guri Santa Marcelina.

A próxima aula-espetáculo com o Octobass será no domingo, dia 22 de março, na Praça Victor Civita. Veja a relação completa de concertos na nossa agenda.

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.