Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

O Nosso Circo Místico lota o Memorial da América Latina

23 de outubro de 2009

Crianças do Guri Santa Marcelina e da Tom Jobim – EMESP participaram de concerto especial da Banda Sinfônica Jovem do Estado

Foi com a plateia do Memorial da América Latina cheia que a Banda Sinfônica Jovem do Estado apresentou, no último sábado (17) e domingo (18), o espetáculo O Nosso Circo Místico, que teve a participação especial do Coral Guri Santa Marcelina – Polo CEU Perus , o Coral Infanto-Juvenil da Tom Jobim – EMESP, o Madrigal Sempre En Canto e a companhia de circo Cia. Circolando.

O repertório foi composto por canções de Chico Buarque e Edu Lobo, feitas para o balé O Grande Circo Místico. A Banda Sinfônica Jovem do Estado abriu o concerto com as obras The Thunderer, de John Philip Sousa, e Barnum, de Cy Coleman. Em seguida, entraram em cena os grupos convidados para a execução das músicas de O Grande Circo Místico, cujos arranjos para banda sinfônica são do professor de harmonia e orquestração da EMESP, Julio Cesar Figueiredo.

Os alunos do Guri Santa Marcelina participaram das peças Oremus e Ciranda da Bailarina. O coral é composto por crianças de 9 a 12 anos do polo CEU Perus, que fizeram 10 ensaios antes da apresentação. Para a professora e regente do coral Lidiana Elbert, os alunos demonstraram concentração e maturidade. “A participação dos guris superou as minhas expectativas. Tenho certeza que esta experiência trouxe grande crescimento musical e pessoal, fortalecendo a auto-estima deles”.

Quem também gostou da participação dos guris foi Mônica Giardini, regente da Banda Sinfônica Jovem do Estado. “Para as crianças do Guri Santa Marcelina, o Circo Místico é uma escola muito importante, assim como é uma escola também para os pais e para o público”. E completou, “os concertos são em sua maioria muito sisudos e, muitas vezes, fica faltando um palhaço, uma risada. É importante trazer uma nova linguagem ao público, que seja leve e lúdica. O Circo Místico traz essa oportunidade”.

As crianças do Coral Infanto-Juvenil da Tom Jobim – EMESP participaram nas canções Opereta do casamento, O circo místico e Na Carreira. O coral é formado por alunos de 9 a 14 anos da escola. O trabalho junto às crianças é desenvolvido por Regina Kinjo, regente do coral. “Quando falaram em fazer o Circo Místico, eu disse que só faria com a presença da Regina. Ela fez um trabalho maravilhoso com todos os coros”, disse Mônica Giardini. Também orientam o Coral da Tom Jobim – EMESP as regentes assistentes Íris Leong e Viviane Valladão, além da pianista Cinthia Sell.

“O Circo Místico envolveu toda a Santa Marcelina Cultura, envolveu a escola, o Guri Santa Marcelina, a Banda Jovem do Estado, envolveu os produtores Joel Lourenço e Fátima Leria, que fizeram um trabalho com muito carinho. Isso é muito bom!”, finalizou Mônica Giardini.

A Banda Sinfônica Jovem do Estado apresentará mais uma vez O Nosso Circo Místico, desta vez no SESC Consolação, dia 09 de novembro, durante o Seminário Iberoamericano de Educação Musical e Inclusão Social. A Banda também se apresenta gratuitamente no dia 15 de novembro, no Memorial da América Latina.

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.