Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Integração regional Leste do Guri Santa Marcelina

20 de outubro de 2009

 Em 19 de outubro polos se reuniram no CEU Vila Curuçá para apresentações

Quatro polos do Programa Guri Santa Marcelina localizados na região Leste participaram da integração regional no dia 19 de outubro. No Teatro do CEU Vila Curuçá, grupos musicais desta unidade, do CEU Parque Veredas e do CEU Rosa da China se apresentaram para um público formado por integrantes do programa do CEU São Mateus, professores, pais e alunos.

O primeiro grupo a se apresentar foi a Camerata de Violões do CEU Vila Curuçá, orientados pelo professor Pietro Corrêa. Com uma formação de 7 violonistas, incluindo o professor, a Camerata interpretou quatro músicas, uma bossa nova, um trecho das Quatro Estações, de Vivaldi e outros dois temas internacionais.

Em seguida, a Banda do CEU Parque Veredas, orientada pelo professor Eduardo Pereira, subiu ao palco para executar obras como o tema do filme Spartacus, Üsküdar, peça do folclore turco adaptada para banda e extraída de um ritual de celebração da primavera, e Zenobia, inspirada em uma guerreira Síria.

“Eventos como esse são muito importantes para que as crianças e jovens criem referências, se motivem e possam ver na prática aquilo que é desenvolvido em sala de aula”, afirmou o professor Eduardo Pereira. “Eles podem também perceber a importância de outras disciplinas, como o coral, que é uma aula obrigatória para todos os alunos de instrumento do Guri Santa Marcelina”.

O Madrigal formado por 12 alunas de canto das professoras Tatiana Dias e Roberta Brandi do CEU Rosa da China foi o próxima a se apresentar, com canções religiosas, como Paz na Terra e A Luz de Cristo Brilha, músicas folclóricas, como O Uirapuru, e populares brasileiras. As estudantes interpretaram as canções tanto em grupo como em três momentos solo.

“O desempenho das cantoras foi ótimo e elas souberam lidar com a plateia, que estava cheia. Com isso, elas podem se auto-avaliar e ter uma base para fazerem ainda melhor das próximas vezes. O encontro foi muito importante para a motivação de todos os estudantes e também para a disciplina, pois podemos notar que o comportamento melhora a cada novo evento dessa natureza”, revelou a professora Renata Brandi.

Os dois últimos grupos que participaram da Integração regional Leste do Guri Santa Marcelina foram o grupo de percussão da classe do professor Gilberto Rodrigues do CEU Parque Veredas, e o Coral do CEU Vila Curuçá, orientado pela professora Fabiana Perereira. Formado por cinco guris, o grupo de percussão surpreendeu o público com arranjos criativos para um standard da música norte-americana e um baião. Já o Coral do CEU Vila Curuçá interpretou uma canção em latim, três músicas brasileiras e uma norte-americana.

“Acho muito bom esses encontros porque podemos conhecer outras pessoas, de outros polos. É bacana também porque ao final, sempre recebemos elogios”, disse Vinícius Costa da Silva, que participou da apresentação do Coral.
 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.