Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Guri Santa Marcelina encerra ano letivo de 2009

22 de dezembro de 2009

Parcerias, apresentações e grandes eventos fizeram deste um ano de importantes realizações

Na última sexta-feira, dia 11 de dezembro, o Guri Santa Marcelina encerrou o período letivo de 2009. Nos 21 polos de ensino, foram mais de 6,5 mil crianças e jovens matriculados, que ao longo do ano se desenvolveram musicalmente, além de participar de atividades artísticas como pintura e dança. Em paralelo, receberam orientação de assistentes sociais, que propuseram oficinas socioeducativas e terapias comunitárias, além de uma série de atividades ligadas ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

Em 2009, o Guri Santa Marcelina promoveu 21 aulas-espetáculo, apresentadas nos polos e na Praça Victor Civita. Grupos como Octobass, Bico de Lacre, Sombrass, Orquestra Jovem Tom Jobim e Banda Jovem do Estado colaboraram para o aumento do interesse e do envolvimento dos alunos, das famílias e das comunidades pelo universo musical.

Os guris também fizeram muitas apresentações fora dos polos, participando de eventos como a Virada Cultural, Maifest 2009, o espetáculo O Nosso Circo Místico, Brooklin Fest, entre outros.

Importantes parcerias foram firmadas com o intuito de proporcionar aos guris o acesso a diferentes expressões artísticas. Os alunos participaram, por exemplo, do programa Descubra a Orquestra, da Fundação Osesp, assistiram ao espetáculo Corpo a Corpo, da São Paulo Companhia de Dança e fizeram visitas monitoradas às exposições do Itaú Cultural. Os guris também participaram de atividades socioambientais na Praça Victor Civita, promovidas pelo Instituto Verdescola.

Nos meses de janeiro e fevereiro foi realizada a Jornada de Capacitação para professores e equipes dos polos, que contou com a presença de importantes profissionais da área de educação, música e inclusão social, como Rubem Alves, Osvaldinho da Cuíca e Pe. Júlio Lancelotti.

Em fevereiro, três novos polos foram incorporados à gestão do Guri Santa Marcelina, os CEUs Navegantes, Campo Limpo e Inácio Monteiro.

No mês de setembro, representantes da diretoria, da gestão e do desenvolvimento institucional do Guri Santa Marcelina participaram da 4ª edição da Cúpula Mundial de Arte e Cultura, realizada na África do Sul.

Em novembro, foi realizado o Seminário Ibero-Americano de Educação Musical e Inclusão Social, promovido pelo Guri Santa Marcelina em parceria com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – AECID e o SESC – São Paulo, que durante quatro dias levou ao SESC Consolação os principais nomes da educação musical e inclusão social do Brasil, Argentina, Espanha, Paraguai, Chile, Uruguai e Colômbia. Durante os dias de seminário aconteceu também o intercâmbio com os alunos do Olodum Mirim, que participaram da rotina e trocaram experiências com os guris do polo CEU Vila Curuçá.

Para encerrar este ano de intenso trabalho e grandes realizações, um grande evento promoveu o concerto de lançamento do Coral Infanto-Juvenil e da Banda Sinfônica do Guri Santa Marcelina. O projeto piloto contou com a participação de quatro polos do programa, do CEU Navegantes, CEU Cidade Dutra, CEU Parque Veredas e CEU Vila Curuçá. Em 2010, o projeto chegará aos demais polos de ensino do programa.

As previsões e expectativas para o próximo ano são muito positivas e garantidas pelo empenho de toda a equipe, corpo docente e, principalmente, pela resposta dos guris demonstrada pelo comprometimento com o programa e com a sua formação musical.

Confira a galeria de fotos com alguns dos melhores momentos dos polos do Guri Santa Marcelina!

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.