Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Fusão de estilos e ampliação de repertório

21 de dezembro de 2012

Horizontes Musicais atingiu 12.000 pessoas com artistas atuantes no cenário musical; em 2013, série continua com patrocínio do Bank of America.

Alunos do guri e o público dos Centros de Educação Unificados (CEU´s) puderam apreciar em 2012 uma seleta temporada de concertos da série Horizontes Musicais. No total, foram 60 shows, 30 grupos, em 29 espaços de apresentação, para um universo de 12.000 pessoas. A novidade este ano foi a inclusão de uma série especial voltada para o pessoal da percussão, o 1º Encontro Percussivo Santa Marcelina Cultura.

De acordo com o coordenador pedagógico do Guri, Ricardo Apezzato, o conceito central do projeto é a fusão de diferentes estilos musicais. “Os estilos começam a se embaralhar e criam novos universos sonoros”, reflete. “O objetivo é levar concertos musicais para diferentes pontos da cidade e da Grande São Paulo e também ampliar aquilo que os alunos imaginam e sentem como música”, explica a gestora artístico-pedagógica Giuliana Frozoni.

Para boa parte do público, os concertos da série são um momento único para conhecer determinado artista. É o caso do menino Giovani Carlos de Morais, 12, aluno do polo Pera Marmelo. Ele disse que o primeiro show internacional que ele viu foi no Horizontes Musicais, do Quinteto de Cordas da Juilliard School.

Julia, 14, acredita que a série de concertos contribuiu para que ela conhecesse novos gêneros. “Tem muita gente que só escuta um tipo de música, então um projeto como esse é legal porque abre os horizontes”, comenta.

O músico do grupo Uakti, Paulo Santos, que fez a abertura da temporada, fala de como a arte pode sensibilizar as pessoas. “Se a gente conseguiu tocar na alma de uma parte do público para a música e sua diversidade, isso é o suficiente para nos fazer feliz”.

A série teve patrocínio da CETIP e Bank of America e conta com apoio institucional do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

No ano que vem, os Horizontes Musicais continuam se ampliando e atingindo cada vez mais pessoas com a força da arte. Acompanhe a programação pelo nosso site.
 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.