Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Camerata de Violões Infanto-Juvenil se apresenta na Praça Victor Civita

22 de setembro de 2015

Neste domingo (27 de setembro), às 11h, a Camerata de Violões Infanto-Juvenil do Guri se apresenta na Praça Victor Civita, em Pinheiros. A entrada é gratuita.

Sob a regência do maestro Pietro Carlo Corrêa, o grupo, que trabalha essencialmente repertórios com base na trajetória do violão brasileiro do século XX e comemora em 2015 cinco anos, traz para este dia composições de Chico Buarque (Tanto Mar), Geraldo Vandré (Porta Estandarte), Guerra-Peixe (Mourão) e Villa-Lobos (A Lenda do Caboclo). Obras de Paulo Porto Alegre (Pentatônicas), Laurindo Almeida (Ar Inglês) e uma de autoria do maestro Pietro Carlo (Da noite para o dia), entre outras, também estão no programa.

 

Criada em 2010, a Camerata de Violões Infanto-Juvenil do Guri tem o patrocínio do grupo Verzani & Sandrini, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, e é um dos dez conjuntos musicais do programa Guri, que atende um total de 13 mil crianças e adolescentes nos 46 polos espalhados na capital e Grande São Paulo. Trata-se de uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura do Estado, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura nestas praças. A Camerata de Violões é formada por 30 integrantes, todos alunos do Guri, e já se apresentou em importantes espaços culturais da cidade de São Paulo como Itaú Cultural, a Biblioteca de São Paulo, Praça Victor Civita, Fundação Maria Luisa e Oscar Americano e no Instituto de Artes da Unesp, e também em outros estados. 

 
Repertório
Geraldo Vandré – Porta Estandarte (arranjo: Thales Maestre)
Pietro Carlo – Da noite para o dia
Anibal Augusto Sardinha (Garoto) – Choro Triste nº01 (arranjo: Jorge Elias)
Laurindo Almeida – Ar Inglês (arranjo: Thales Maestre)
Chico Buarque – Tanto Mar (arranjo: Thales Maestre)
Antonio Rago – Jamais te esquecerei (arranjo: Thales Maestre)
Levino Albano da Conceição – Tarantella (arranjo: Thales Maestre)
Paulo Porto Alegre – Pentatônicas
Villa-Lobos – A Lenda do Caboclo (arranjo: Thales Maestre)
Francisco Mignone – 8ª Valsa da esquina (arranjo: Thales Maestre)
Guerra-Peixe – Mourão (arranjo: Thales Maestre)
 
Serviço
Camerata de Violões do Guri na Praça Victor Civita
Regente: Pietro Carlo Corrêa
Data: 27 de setembro, domingo
Horário: 11h
Local: Praça Victor Civita
Endereço: Rua Sumidouro, 580, Pinheiros, São Paulo – SP
Entrada gratuita
 
Pietro Carlo Corrêa – regente
Bacharel em violão pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), Pietro é formado em violão popular pela Universidade Livre de Música Tom Jobim. Foi aluno do Conservatório de Música de Guarulhos, recebeu o 1° lugar no V e VII Concursos de Música de Câmara da Universidade Cruzeiro do Sul e há dez anos desenvolve trabalhos com educação musical em projetos sócio-culturais dedicando-se prioritariamente à didática relacionada ao ensino coletivo do violão. É professor do Guri gerido pela Santa Marcelina Cultura, onde também conduz a Camerata de Violões Infantojuvenil e professor no curso de Licenciatura em Música da Faculdade Cantareira.
 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.