Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Alunos dos grupos musicais recebem instrumentos

04 de julho de 2012

Projeto-piloto deve contribuir com a evolução musical dos alunos, que serão contemplados com instrumentos da linha estudantil

A partir de agora, alunos do Guri que integram os Grupos Infantis e Juvenis poderão passar mais tempo com os instrumentos que os acompanham nas apresentações e nas aulas. Através de uma parceria com o Instituto Camargo Correa e o Banco Safra, o departamento pedagógico do Programa emprestará 560 instrumentos aos jovens até o final do mês de julho. Os acessórios para os instrumentos, tais como bocais, palhetas e correias, foram doados pela fabricante Barkley. 

Trata-se de um projeto que desde 2009 aguardava financiamento para viabilizá-lo. “Era um sonho antigo”, define o coordenador pedagógico do Guri Ricardo Appezzato. Os instrumentos entregues pertencem a uma linha estudantil, o que, segundo Appezzato, é adequado ao nível dos alunos. Eles poderão praticar em casa durante o período de um ano, depois do qual deverão devolvê-los para que um novo grupo faça o mesmo uso.  

Ele explica que desde o início do ano profissionais de diferentes áreas do Programa – pedagógico, professores e assistentes sociais – vêm promovendo diálogos com os jovens para que entendam o significado e a importância dessa ação. “Uma coisa que fizemos questão de frisar é a responsabilidade que eles devem adquirir para cuidar bem do instrumento porque é uma ferramenta de aprendizado que será compartilhada por outras pessoas no futuro”, disse.

Também foi realizado um trabalho junto às famílias dos estudantes, uma parte fundamental de apoio ao desenvolvimento musical dos Guris. “Há instrumentos que a princípio parecem incomuns, mas que aos poucos vão sendo compreendidos por todos”. “O legal é que quando um jovem começa a tocar em casa, ele está levando a música para a comunidade”, completa.

A intenção é fazer com que todos os alunos tenham acesso a instrumentos para estudar em casa. Neste primeiro ano, como projeto-piloto, os instrumentos foram distribuídos para os alunos que integram os Grupos Infantis e Juvenis, projeto artístico-pedagógico focado na difusão musical do Programa Guri.
 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.