Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Aluno de violino é aprovado em Universidade dos Estados Unidos

07 de julho de 2015

Ivan Dantas, aluno de violino do 3º ciclo da professora Inna Rakevich, foi aprovado para realizar mestrado de performance em violino pela Universidade do Estado da Califórnia – Northridge. O jovem, de 23 anos, embarca para os Estados Unidos na segunda quinzena de agosto para iniciar o curso que tem duração de dois anos.


Foto: Adriana Elias

Natural de São Paulo, Ivan entrou na EMESP Tom Jobim em 2011. Paralelamente, se formou em composição pela Universidade Estadual Paulista. “A EMESP foi, juntamente com a Unesp, a instituição mais importante para minha formação como músico. Não só me proporcionou aulas com excelentes professores como possibilitou contato com outros estudantes, além de ter a oportunidade e experiência de participar de uma orquestra, quando fui bolsista da Orquestra Jovem Tom Jobim em 2012 ”, conta o jovem.

Durante os três anos em que foi aluno da EMESP, Ivan teve aulas de violino com a professora Inna Rakevich. “A professora Inna foi uma pessoa única na minha vida. Sem ela, não seria violinista hoje. Os ensinamentos dela vão muito além da técnica do instrumento. Envolvem desde questões amplas e filosóficas até orientações de como ter uma vida mais saudável. Ela tem um carinho muito grande por seus alunos, uma verdadeira segunda mãe, sempre preocupada com o nosso desenvolvimento”, revela.

“A professora Inna me deu muito apoio para buscar por cursos no exterior, chegando a contatar amigos dela na Rússia, mas acabamos decidindo que, por uma série de razões, Estados Unidos seria uma melhor opção neste momento. Acho que nos seis anos que estudei com ela, a lição mais importante que ela me ensinou foi uma forma diferente de ver o mundo: como muitas vezes, inconscientemente, nossa mente cria barreiras que nos limitam. Se conseguimos rompê-las, podemos crescer muito além de nossas próprias expectativas”, completa o jovem que também agradece o apoio que teve de seus professores da Unesp, Alexandre Lunsqui e Luiz Amato.

Nesse ano, Ivan teve ainda a oportunidade de participar do Grupo Contemporâneo EMESP, sob coordenação da professora Sarah Hornsby. “Foi uma excelente oportunidade de me aprimorar na interpretação de composições contemporâneas, o que é muito raro e importante na formação da maioria dos estudantes de música”, afirma o violinista.

Com o planejamento de realizar mestrado fora do Brasil, Ivan conseguiu ser aprovado na primeira tentativa para estudar na Universidade do Estado da Califórnia – Northridge. O resultado saiu no primeiro trimestre deste ano. “Estou muito animado para iniciar o curso. Já tive experiência de estudar fora durante seis meses, pois, em 2014, fui aprovado para uma bolsa de intercâmbio da Unesp para estudar na Universidade da Georgia”, conta o jovem.


Ivan já conseguiu arrecadar uma parte dos recursos financeiros que precisa para realizar o mestrado. Caso queira ajudar o jovem violinista, entre em contato pelo e-mail:
ivanpsmd@gmail.com

 

por Marcus Vinicius Magalhães

 

 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.