Santa Marcelina Cultura

MENU

Workshop Catarina Domenici | Festival Pedagógico 2021

No dia 26 de julho, às 18h, Catarina Domenici apresentará o workshop ao vivo Um piano no entre-mundos no YouTube da EMESP Tom Jobim. Assista aqui!

A pianista e compositora vai compartilhar sua trajetória de trânsitos pela música de concerto, a música popular, a improvisação, a performance e a composição.


A pianista, compositora e pesquisadora Catarina Domenici é Professora Titular do Departamento de Música da UFRGS e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Música. Recipiente de bolsas de estudos do CNPq e da Chautauqua Institution, Catarina realizou Mestrado e Doutorado em Performance na renomada Eastman School of Music, onde foi assistente de Rebecca Penneys e recebeu o Performer’s Certificate e o Lizzie Teege Mason Award de melhor pianista. Durante a graduação na UNESP foi pianista do Grupo PIAP junto ao qual recebeu os prêmios Lei Sarney e o Primeiro Lugar no II Prêmio Eldorado de Música. Reconhecida pela versatilidade com que transita por diversos gêneros e estilos, sua discografia conta com 20 CDs lançados no Brasil e no exterior pelos quais recebeu prêmios da APCA e diversos Troféus Açorianos como instrumentista, CD erudito e camerista.

Sua trajetória como intérprete e compositora tem sido marcada pela postura visionária e corajosa. Sobre o seu CD “Porto 60”, Juarez Fonseca escreveu “Melhor do que tocar bem piano é ter ideias e vislumbrar o novo que os ‘normais’ não vêm. E, aí, fazê-los ver.” Escrevendo na Revista Concerto sobre suas canções gravadas no CD “Homage: Women composers from Brazil and Italy”, o crítico João Marcos Coelho destaca: “Tem a garra de que quer atuar na realidade que nos cerca, denunciar injustiças, mostrar que a música contemporânea está viva sim, e é capaz de ‘falar’ a públicos muito mais amplos.” Como compositora, foi premiada em 2020 nos Estados Unidos com sua canção “Amazônia” que teve sua estreia norte-americana em 2021. Recebeu duas indicações de melhor trilha sonora ao Prêmio Açorianos de Dança e em 2019 foi indicada ao Prêmio Açorianos de Música na categoria melhor compositor erudito pelo CD Homage. Suas obras tem sido apresentadas em concertos na Itália, Espanha, Reino Unido e Brasil angariando elogios da crítica especializada.

Nos Estados Unidos atuou como docente no Chautauqua Music Festival, SUNY at Buffalo, Eastman School of Music, Eastman Community School, Nazareth Music College e Finger Lakes Community College. Sua produção como pesquisadora inclui trabalhos publicados e apresentados em congressos nacionais e internacionais abordando as seguintes temáticas: música e gênero, interações compositor-intérprete na música contemporânea, cognição musical. Catarina é membro fundador e foi a primeira Presidente da Associação Brasileira de Performance Musical (ABRAPEM).

Data: 26/07/2021

Horário: 18:00

Local: Em Casa

#FiqueEmCasa #CulturaEmCasa

Entrada: Franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.