Santa Marcelina Cultura

MENU

Orquestra Jovem do Estado recebe Jiyoon Lee

No concerto do mês de agosto, dia 11, a Orquestra Jovem faz a première de uma obra encomendada especialmente ao compositor brasileiro Rodrigo Lima, reforçando o compromisso do grupo com a música contemporânea e, principalmente, valorizando o trabalho dos autores vivos. Sob regência de Cláudio Cruz, o grupo recebe ainda o violinista sul-coreana Jiyoon Lee para interpretar o Concerto para Violino de Felix Mendelssohn.

Orquestra Jovem do Estado

Referência tanto por seu bem-sucedido plano pedagógico quanto por sua cuidadosa curadoria artística, a Orquestra Jovem do Estado é sinônimo de excelência musical no Brasil. Desde sua reformulação, em 2012, a Orquestra passou a ter uma exigente programação artística aliada a um novo plano pedagógico elaborado pela Santa Marcelina Cultura, o que ocasionou um expressivo salto de qualidade do grupo. A Santa Marcelina Cultura convidou Claudio Cruz em 2012 para assumir a direção musical e a regência principal da Orquestra, que hoje apresenta uma marcante identidade sonora, com uma forte coesão interna que permite a construção de repertórios cada vez mais desafiadores técnica e estilisticamente. Esse resultado é fruto também da abrangência das atividades pedagógicas propostas, que formam e inspiram os jovens instrumentistas. Ciente da importância da vivência internacional para a formação dos jovens músicos, a Orquestra realiza regularmente turnês no exterior. Com atuações elogiadas pelo público e crítica internacional, o grupo já se apresentou em importantes salas de concerto, como o Lincoln Center, em Nova York, o Kennedy Center, em Washington e a Konzerthaus, em Berlim – além de ter participado como orquestra residente do Festival Berlioz, na cidade natal do compositor francês, La Côte-Saint-André, interpretando a “Sinfonia Fantástica”.

Repertório

RODRIGO LIMA (1976)
Encomenda Santa Marcelina Cultura – Estreia Mundial

FELIX MENDELSSOHN (1809-1847)
Concerto pra Violino
Jiyoon Lee

GABRIEL FAURÉ (1845-1924)
Suíte Pelléas et Mélisande

CLAUDE DEBUSSY (1862-1918)
Jeaux
Editor: Durand
Representante: Melos Ediciones Musicales S.A., Buenos Aires www.melos.com.ar

Sobre o(a) regente

Cláudio Cruz, diretor musical e regente titular

Iniciou-se na música com seu pai, o luthier João Cruz, posteriormente recebeu orientações de Erich Lenninger, Maria Vischnia e Olivier Toni. Foi premiado pela APCA e recebeu os prêmios Carlos Gomes, Bravo, Grammy, entre outros. Foi regente titular das sinfônicas de Ribeirão Preto e de Campinas. Em 2017, gravou CDs com a Royal Northern Sinfonia, em New Castle, na Inglaterra, e com o Quarteto Carlos Gomes, com obras de Carlos Gomes, Alexandre Levy e Glauco Velasquez. Gravou o terceiro CD com a Orquestra Jovem do Estado, com obras de Bartok, Kodaly e Flo Meneses, e lançou as edições dos Quartetos de Alberto Nepomuceno no Festival de Campos do Jordão e na Sala São Paulo. Participou do Festival Internacional de Música de Câmara “La Musica”, na Florida, e do Festival Internacional de Música e Câmara da Universidade da Georgia, ambos nos Estados Unidos. Atuou como diretor musical e regente nas montagens das óperas Don Giovanni e La Belle Helene no Theatro São Pedro. Atualmente, é maestro titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, regente e diretor musical da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo e primeiro violino do Quarteto de Cordas Carlos Gomes.

Sobre o(a) solista

Jiyoon Lee, violino

Spalla da Staatskapelle de Berlim, Jiyoon Lee é uma jovem artista de reputação internacional crescente, recebendo elogios por suas performances apaixonadas e brilhante virtuosismo, classificada pela BBC Music Magazine como “poderosa, consistente e energética”, e com solos descritos pelo New York Times como “profundamente pessoais, com um som suculento”. Recentemente recebeu o primeiro prêmio na Competição Internacional Carl Nielsen, somando a conquista aos primeiros lugares na Competição Internacional David Oistrakh (2013) e no prêmio do Festival de Cordas de Windsor (2015). Nascida em 1992, em Seul, iniciou seus estudos aos 4 anos de idade. Estudou na Universidade Nacional de Artes da Coréia, e na Escola de Música Hanns Eisler, em Berlim, com o violinista Kolja Blacher. Já se apresentou com orquestras como a Philharmonia, de Londres e a Orquestra Nacional da Bélgica, entre outras, além de tocar com o Boulez Ensemble sob a batuta de nomes como Antonio Pappano, François-Xavier Roth, Jörg Widmann e Daniel Barenboim.

Data: 11/08/2019

Horário: 16:00

Local: Sala São Paulo

Endereço: Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos, São Paulo – SP, 01218-020
Telefone: (11) 3367-9500

Entrada: Paga

Ingressos: R$ 30 | R$ 15 (meia)

Compre o ingresso online