Santa Marcelina Cultura

MENU

Orquestra Jovem do Estado e Coral Jovem do Estado

Em comemoração aos 40 anos da Orquestra Jovem e do Coral Jovem, os dois Grupos Artísticos da EMESP Tom Jobim homenageiam o centenário de Claudio Santoro, em um programa que retrata a maturidade de um dos compositores mais dinâmicos e diversos que o Brasil já produziu, com suas Interações Assintóticas, Missa a Seis Vozes, e Sinfonia nº 9. Participam da Missa a Seis Vozes a mezzo-soprano Ana Lucia Benedetti, o barítono Erick Souza e o tenor Jabez Lima.

Sob regência de Cláudio Cruz e Tiago Pinheiro de Souza, e preparação vocal de Marília Vargas, os grupos realizam concerto dia 8 de junho, sábado, às 21h, na Sala São Paulo.

 

Orquestra Jovem do Estado

Referência tanto por seu bem-sucedido plano pedagógico, quanto por sua cuidadosa curadoria artística, a Orquestra Jovem do Estado é sinônimo de excelência musical no Brasil. Há mais de 40 anos contribui para o aprimoramento técnico e artístico dos bolsistas que a integram, ajudando-os a se prepararem para a vida profissional. Sob a direção musical do maestro Cláudio Cruz, o grupo já tocou nos principais palcos e festivais do Brasil e do mundo, com a participação de renomados solistas, gravou CDs e recebeu prêmios. Em parceria com a Machado Mayer Advogados, realiza o Prêmio Ernani de Almeida Machado desde 2012.

Coral Jovem do Estado

Com mais de 40 anos, o Coral Jovem do Estado desenvolve as habilidades dos bolsistas integralmente. A proposta artístico-pedagógica do grupo abrange questões adjacentes de performance e interpretação vocal, como expressão corporal e sensibilidade musical. Sob a regência de Tiago Pinheiro de Souza e preparação vocal Marília Vargas, o coro estabeleceu um importante tripé artístico. Além do fundamental repertório lírico, passou a explorar a música antiga e a popular.

Repertório

40 anos de Orquestra Jovem do Estado e Coral Jovem do Estado
Centenário Claudio Santoro (1919-1989)

CLAUDIO SANTORO (1919-1989)
Interações Assintóticas
Editor: Jobert

Missa a Seis Vozes
Coral Jovem do Estado

Sinfonia nº 9
Editor: Savart

Sobre o(a) regente

Cláudio Cruz, regente titular da Orquestra Jovem do Estado
Iniciou-se na música com seu pai, o luthier João Cruz, posteriormente recebeu orientações de Erich Lenninger, Maria Vischnia e Olivier Toni. Foi premiado pela APCA e recebeu os prêmios Carlos Gomes, Bravo, Grammy, entre outros. Foi regente titular das sinfônicas de Ribeirão Preto e de Campinas. Em 2017, gravou CDs com a Royal Northern Sinfonia, em New Castle, na Inglaterra, e com o Quarteto Carlos Gomes, com obras de Carlos Gomes, Alexandre Levy e Glauco Velasquez. Gravou o terceiro CD com a Orquestra Jovem do Estado, com obras de Bartok, Kodaly e Flo Meneses, e lançou as edições dos Quartetos de Alberto Nepomuceno no Festival de Campos do Jordão e na Sala São Paulo. Participou do Festival Internacional de Música de Câmara “La Musica”, na Florida, e do Festival Internacional de Música e Câmara da Universidade da Georgia, ambos nos Estados Unidos. Atuou como diretor musical e regente nas montagens das óperas Don Giovanni e La Belle Helene no Theatro São Pedro. Atualmente, é maestro titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, regente e diretor musical da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo e primeiro violino do Quarteto de Cordas Carlos Gomes.

Tiago Pinheiro de Souza, regente titular do Coral Jovem do Estado
Graduado clarinetista, especializou-se em canto na Berklee College of Music. Dirigiu o grupo Beijo do Coralusp que, nas décadas de 80 e 90, investiu na pesquisa de interação cênica-musical em seus espetáculos e realizou parcerias com artistas como Marlui Miranda e Gilberto Gil, além de registros fonográficos e turnês nacionais e internacionais. Foi solista em diversas obras sinfônicas, entre as quais: Carmina Burana de C. Orff e Paixão segundo São João de J.S.Bach. Integrou o coro da OSESP entre 2000 e 2001. Foi regente titular do Coral Paulistano do Teatro Municipal de São Paulo. É regente titular do Coral Jovem do Estado desde fevereiro de 2015, quando iniciou uma reformulação artística no grupo.

Marília Vargas, preparação vocal
Uma das mais ativas sopranos brasileiras de sua geração, formou-se na Schola Cantorum Basiliensis (Suíça, 2001) e obteve o Konzert Diplom na classe de Christoph Prégardien, no Conservatório de Zurique (Suíça, 2005). Tem sido professora convidada de importantes festivais de música e universidades do Brasil e do mundo. Realizou inúmeras gravações para rádios e televisões europeias e brasileiras. Seus dois álbuns solo Todo amor desta terra e Tempo breve que passaste: Modinhas Brasileiras estão ambos esgotados. Marília Vargas é também professora de Canto Barroco da EMESP Tom Jobim, preparadora vocal do Coral Jovem do Estado e professora da Oficina de Música Barroca da Escola Municipal de Música de São Paulo.

Sobre o(a) solista

Ana Lucia Benedetti, mezzo-soprano

Bacharel em canto, estudou com Marcos Tadeu, Regina Helena Mesquita, Eliane Coelho, Mo. Gabriel Hein-Schirato e Isabel Maresca. Natural de São Paulo, Ana Lucia obteve o 1º lugar no IX Concurso de Canto Maria Callas (2009), o prêmio Melhor Voz Feminina no IV Concurso de Canto Carlos Gomes (2011), 3º lugar no IX Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão (2011) e finalista do VI Concurso de Interpretação da Canção de Câmara Brasileira (2004). Vem se destacando no cenário lírico como Ulrica (Un Ballo in Maschera/G.Verdi), Santuzza (Cavalleria Rusticana/P. Mascagni), Olga (Eugene Onegin/P. Tchaikovsky), Marguerite (A Danação de Fausto/H. Berlioz), Fidalma (Il Matrimonio Segreto/D. Cimarosa), Emilia (Otello/G. Verdi), Albine (Thaïs/J. Massenet) entre outros e, no repertório sinfônico, no Requiem de Verdi, Sinfonia no 2 e 8 de Mahler, Rückert-Lieder de Mahler, Sinfonia no 9 de Beethoven, Magnificat Aleluia de Villa-Lobos, Oratório de Natal de C. Saint-Säens, Stabat Mater de Pergolesi e outros.

Erick Souza, barítono

Erick Souza, nasceu em São Paulo, em 1985. É aluno de Francisco Campôs. Atuou nas óperas Treemonisha – Scott Joplin, Candide – Leonard Bernstein, Colombo – Carlos Gomes (Colombo), As Bodas do Monastério – Serguei Prokofiev (Don Carlo), La Traviata – Giuseppe Verdi (Giordio Germont), Carmen – Georges Bizet (Escamillo), Midsummer Nigth’s Dreams – Benjamin Britten e também obras como a Nona Sinfonia de Beethoven, Requiém de Fauré, Requiém de Mozart, Missa da Coroação de Mozart, Requiém de Verdi, Carmina Burana de Carl Orff, Paixão Segundo São Mateus de Bach. É formado pela Academia de Ópera do Theatro São Pedro e membro do Coro da OSESP desde 2008.

Jabez Lima, tenor

Membro do Coro da OSESP e formado em Música pela Faculdade Cantareira, iniciou seus estudos em canto com Walter Chamun. Participou do Coral Jovem do Estado de São Paulo, Coro Acadêmico da OSESP e Festivais em Campos do Jordão e Chorakademie, em Lübeck, Alemanha. Na oficina de Música Antiga da EMESP se especializou com Nicolau de Figueiredo e Marília Vargas. Tem atuado como solista junto à OSESP e OSUSP, Coro da OSESP e Coral Paulistano, sob regência do maestro Cláudio Cruz, Luis Otavio Santos, Hans Bönisch e maestrina Valentina Peleggi, passando por casas como Sala São Paulo, Theatro Municipal, Theatro São Pedro e Teatro Guaíra. Suas últimas apresentações solo incluíram Paixão Segundo São João e Evangelista no Oratório de Natal, de Bach; Carmina Burana, de Orff; L’Orfeu, de Monteverdi; Requiem, de Mozart; Vésperas, de Rachmaninov, e Snout na ópera “Sonhos de Uma Noite de Verão”, de Britten.

Ficha Técnica

Orquestra Jovem do Estado
1º Violino
Diego Adinolfi Vieira
Felipe Bueno Rodrigues Baldo
Guilherme Macedo Matos
Gabriel Almeida Oliveira
Gabriel Silva Canute
Daniel Ribeiro Rodrigues
Lucas Henrique Bernardo Gonçalves
Vinicius de Lucas Abad
Guilherme Peres Silva Oliveira
Verônica Lopes de Silva Batista Joaquim
Davi Souza da Costa
Gustavo Peres Silva Oliveira Teixeira
Vinicius Libório Santos
Paulo Rafael Rinco Lino
Patrícia de Nazaré Araújo
Elvio Phellipe Pereira Iscuissati

2º Violino
Lucas Henrique Alvares Andrade
David Saturnino França
Pollyana de Sousa Santana
Barbara Rodrigues Domingos
Wellington Henrique Salustiano Bernardo
Camila Zanetti
Matheus Calório de Magalhães
Cauê Régio da Silva
Gabriel Bruno Meca Herculano
Livia Tatari Santana
Álvaro Córdova Luna
Fernando Santiago Serrano Dos Santos
Iury Souza Rodrigues dos Santos
Pedro Augusto Santos Barros

Viola
Guilherme Aparecido Santana
Guilherme Marques Caldas
Brenner Rozales De Araujo Rodrigues
Davidson De Brito Nascimento
Isabella Carvalho Marques
Renan Carlos De Souza Silva
Washington Neres Couto
Weslen Henrique Da Silva Vasconcelos
Christian Gabriel Dos Santos
Florence Da Silva Suana
Leticia Camargo De Lima
Victória Liz Ribas Macedo

Violoncelo
Aurea Diovanna Carlos Dos Santos
Alan Roberto Sanchez Choque
Bianca De Souza
Juan Rogers Soares Rodrigues
Matheus Silva De Jesus
Giuliano Dal Medico
Bruno William Dos Santos
Gabriel Rodrigues Silva
Rafael Alves Batista
Tayná Sabrina Santos Da Silva

Contrabaixo
Saulo Roberto Da Silva Martins
Tony Marciel Magalhães
Caique Andre Carriel Da Silva
Fernanda Pavanelli Garcia
Lucas Mendes Macedo
Antonio Carlos Domiciano Junior
Isac Vinicius De Oliveira Lima
Marcelo Henrique Nunes Rodrigues
Haran Magalhães Rodrigues (Extra)

Flauta
Luciana Campanha Pozatto
Lucas Andrade Lacerda Diniz
Lucas Martins Pedro

Oboé
Dereckson das Graças Feliciano Gomes
Geiziane Oliveira de Souto
Kaio Cesar da Silva Santos

Clarinete
Thiago Sandoval de Souza
Evandro Alves (Extra)
Josué Rodrigues Dos Santos Junior
Rafael Claudio da Silva Souza

Fagote
Leonardo Mantovani Albergoni
Isaac Franklim De Lima
Marcos Weslley da Silva Mouta

Trompa
Guilherme Merique Soares
Reginaldo de Castro Pereira
Edson Da Silva Alves
Winicius Wagner Dos Santos Patricio

Trompete
Lucas De Oliveira Espindola
Erick Venditte Dos Santos
Kalebe Requena
Matheus Carneiro Sousa

Trombone
Lucas Cavalcante Nascimento
Gabriel Trettel Da Costa Dos Santos

Trombone Baixo
Luis Victor de Oliveira

Tuba
Fabio Martins Borges

Percussão
Fernando Da Mata E Silva Junior
Ana Paola Machicado Torres
Gabriel Dos Santos Moraes
Rafael Dalchau De Oliveira
Gustavo Surian Ferreira

Harpa
Alice Emery Pereira Franco Feliciano

Piano/Celesta
Cauê Tomachige

Coral Jovem do Estado

SOPRANOS
Alessandra de Oliveira Carvalho
Alexia Evellyn dos Santos Mendes
Amanda de Godoy Temponi da Silva
Bruna dos Santos Carvalho
Claudia Nishiwaki Dantas
Caroline Arruda Pereira dos Santos
Caroline Oliveira da Silva
Flávia Striquer Lima
Gabriela Schleder do Carmo
Giulia Faria
Joyce Bastos
Raquel Santos Bernardes
Eleonora Bondar
Fernanda Vaz Ribeiro Irigaray Araujo
Francielle Barros

CONTRALTO
Bábara Sena Batista Alves
Beatriz Ingrid Paiva de Carvalho
Carolina Rodrigues Braga
Daniel Alves de Vasconcelos
Isabella Vasconcelos Frias
Giulia Confuorto de Castro
Luna Previatti Ardito
Maria Thereza Telles Pinto
Michele Cristina de Magalhães
Victor Galvão Silveira
Bruno Affonso Costa
Camila Honorato
Rafael Oliveira Gonçalves
Daniel de Souza Silva
Fulvio Lima
Marcus Ouros
Murilo Trajano
TENOR
Ásafe Alves Soler
David dos Santos Medrado
Eder Augusto Prado Rodrigues
Everton Dantas de Souza Carvalho
Gabriel Henrich Santos Cacimiro
Gabriel Oliveira Potel
João Pedro Camacho Prates
Marco Antônio Ferreira Cassiano
Ricardo Henrique Cerqueira Pinto
Vinicius de Morais Thomazinho
Thomas Mendes Bentancour
BAIXO
Ádamo Oliveira Cruz
Cláudio Matheus Marques Lino
Fabio Ferreira da Silva
Fernando Americano Paroni
Julián Abel Delgado Lisnichuk
Leonardo Marques Koscianski da Silva
Lucas Martins Rezende da Silva
Luiz Eduardo Bernardi Junior
Silvio Eduardo
Victor Guimarães Sylvio
Vinícius Almeida Santana

Data: 09/06/2019

Horário: 00:00

Local: Sala São Paulo

Endereço: Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos, São Paulo – SP, 01218-020
Telefone: (11) 3367-9500

Entrada: Paga

Ingressos: R$ 30 | R$ 15 (meia)

Compre o ingresso online

Parceiros

 

 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.