Santa Marcelina Cultura

MENU

Banda Sinfônica Juvenil no CEU Casa Blanca

Nos dias 23 e 24 de setembro, a Banda Sinfônica Juvenil estreia duas encomendas realizadas especialmente para o grupo. Com regência de Thibault Delor e com o clarinetista Alexandre Ribeiro como solista, o grupo faz a primeira audição mundial de Fluxus, de Micael Antunes, e Jogos, de Rodrigo Lima.

Banda Sinfônica Juvenil

A banda é uma das formações mais populares e versáteis do universo da música. No Guri, o grupo mantém viva uma rica tradição que remete aos emigrantes italianos, espanhóis e portugueses, que trouxeram ao Brasil a cultura tipicamente europeia de “banda municipal”, muito ligada à vida social e coletiva das cidades. Sua instrumentação segue a mesma de outras bandas ao redor do mundo, com naipes de sopros e percussão.

Com idades entre 15 e 18 anos, os alunos e alunas que compõem a Banda Sinfônica Juvenil do Guri estão entre os mais avançados do programa nas áreas de percussão, madeiras – flauta, clarinete e saxofone – e metais – eufônio, trompa, tuba, trombone e trompete. O nível de desenvolvimento musical permite que explorem linguagens musicais mais complexas, abarcando além do repertório tradicional e popular, peças contemporâneas de maior dificuldade técnica.

Repertório

DMITRI SHOSTAKOVICH (1906-1975)
Abertura Festiva

MICAEL ANTUNES (1992)
Fluxos [Primeira audição mundial – encomenda feita pelo Guri Santa Marcelina]

GYÖRGY LIGETI (1923-2006)
Musica Ricercata nº 1 (transc. Rodrigo Lima)
[Primeira audição mundial – encomenda feita pelo Guri Santa Marcelina]

RODRIGO LIMA (1976)
Jogos [Primeira audição mundial – encomenda feita pelo Guri Santa Marcelina]

LEONARD BERNSTEIN (1918-1990)
Prelúdio, Fuga e Riffis

Sobre o(a) regente

Thibault Delor, regente convidado
Thibault Delor é formado pelo Conservatório Superior de Música de Paris, e foi aluno particular de Daniel Marillier. Atuou na Orquestra da Ópera de Paris de 1989 a 1993, e na Orchestre de Contrebasses de Paris. É professor de contrabaixo e solista dos festivais Femusc, de Santa Catarina, Fimce, em La Serena, Chile; e professor de contrabaixo e música de câmara da EMESP Tom Jobim desde 2016. Desde 2015, é regente da Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil do Guri. Em 2017, Thibault lança seu disco solo “Troubadour”, de contrabaixo e voz, com a participação especial de seus filhos Léonard e Juliette Delor.

Data: 24/09/2017

Horário: 15:00

Local: CEU Casa Blanca

Endereço: R. João Damasceno, 85 – Casa Blanca, São Paulo
Telefone: (11) 5519-5214

Entrada: Franca

#SMC2017SAMPA, #SMC2017TOCASP