Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Santa Marcelina Cultura recebe Démos, programa que atende crianças em vulnerabilidade social na França

25 de setembro de 2025

Agenda com o projeto ligado à Filarmônica de Paris acontece de 29/09 a 05/10, em São Paulo e São José dos Campos

De 29 de setembro a 5 de outubro, o GURI recebe o programa Démos. Apoiado por uma vocação social que serve de base para o trabalho em toda a França, o projeto é um sistema de educação que oferece ensino de música clássica a crianças de 7 a 12 anos em situação de vulnerabilidade social.

Entre os atendidos estão imigrantes, os residentes dos grandes centros urbanos acolhidos por política pública que garante moradia digna e a população rural do interior da França. Atualmente, são quase 50 orquestras espalhadas por todo o país. Desde 2010, quando foi criado, mais de 12 mil crianças já foram beneficiadas.

O GURI recebe três representantes do Démos: Prisca Tirouvanziam, responsável pela área de Inovação e Desenvolvimento Social, Patrick Toffin, músico clarinetista e conselheiro musical e Bianca Maretti, maestrina e socióloga da música nascida nos Estados Unidos, criada no Brasil e radicada na França.

Durante a semana de 29/09 a 05/10, eles irão conhecer polos de ensino do GURI, incluindo unidades do GURI nas Escolas e da Fundação CASA, e participar de atividades formativas, workshops, ensaios e oficinas socioeducativas. A vinda ao Brasil tem o apoio do Consulado Geral da França no Brasil.

GURI como inspiração

Criado há 15 anos sob uma perspectiva semelhante ao que o GURI desenvolve em todo o estado de São Paulo, o Démos é coordenado pela tradicional Filarmônica de Paris, sediada no belíssimo edifício Cidade da Música, inaugurado em 1995. O centro cultural reúne num único espaço o Conservatório de Paris, um museu, uma midiateca, espaços educativos, salas de ensaio e de concerto, como o palco da Grande Sala Pierre Boulez.

A pedagogia social de GURI e Démos são muito parecidas, daí surgiu a parceria entre as duas instituições em 2011, quando a iniciativa francesa ainda dava os primeiros passos. De lá para cá muitas experiências foram trocadas e numa via de mão dupla, educadores do GURI também estiveram na França. Ambos os programas utilizam a prática musical de conjunto, incluindo a parte vocal, para uma experiência coletiva. Essa estrutura promove a aprendizagem e o desenvolvimento humano.

O trabalho da área de Desenvolvimento Social tem impacto direto nas crianças, mas também se estende às famílias e exerce influência na estrutura social das comunidades em que vivem. No estado de São Paulo, o GURI atende anualmente mais de 100 mil crianças, adolescentes e jovens. Essa demanda maior de atendimento e histórico de sucesso nas três décadas de atuação chamam a atenção dos franceses.

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.