Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Quinteto de jazz de ex-aluno da EMESP vence concurso internacional

31 de maio de 2017| , , , , .

Aron Gunst Quintet foi o primeiro colocado do International Jazz Contest Bucharest 2017

Quando o saxofonista Lucas Figueiredo começou a tocar no Aron Gunst Quintet não imaginou que o grupo poderia chegar tão longe. Formado em dezembro de 2016, nos intervalos das aulas do Conservatório de Amsterdã, o grupo ganhou o prêmio principal do International Jazz Contest Bucharest 2017 seis meses após a sua formação.

Aluno do departamento de jazz do Conservatório, Lucas conta que estava cético quanto à participação do grupo no concurso. “Quando soube da inscrição, fui o primeiro a ser contra. Como somos estudantes do segundo ano, pensei que não teríamos condições de participar”, explica. Ainda bem que o jovem estava enganado, o quinteto de jazz concorreu com outros 20 grupos dos Estados Unidos, Inglaterra e Austrália, e ganhou o concurso.

Lucas foi aluno da EMESP Tom Jobim entre 2011 e 2015, e estudou saxofone popular com Mané Silveira, Eduardo Neves e Vinicius Dorin, e prática de conjunto com Itamar Collaço e Cristina Machado. O jovem também fez parte da Orquestra Jovem Tom Jobim, de 2013 a 2015. Em 2014, foi um dos vencedores do prêmio Jovem Solista da Orquestra Jovem Tom Jobim e, em 2015, venceu o Latin Grammy Cultural Foundation – prêmio que lhe concedeu a bolsa de estudos no Conservatório de Amsterdã.

Com dois anos de bacharelado pela frente, Lucas pretende focar nos estudos para, futuramente, prestar mestrado e voltar ao Brasil. “Estar aqui é como viver um sonho, assistindo e tocando com os melhores. Isso me faz crescer cada dia mais”, afirma.

Aron Gunst Quintet

Outras notícias

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.