Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Conexões Interculturais: orquestras do GURI recebem o grupo holandês Ricciotti Ensemble

21 de julho de 2022


Apresentação dos Grupos na Praça do Forró, em São Miguel Paulista. Foto: Roberta Borges

As Orquestras Infanto-Juvenis do GURI Capital e Grande São Paulo participaram de um intercâmbio cultural com Riccioti Ensemble, regido por Leonard Evers, com apoio do Dutch Culture e o Consulado Geral do Reino dos Países Baixos. O GURI, maior projeto sociocultural do Brasil, é um programa de ensino musical gratuito e inclusão social gerido pela Santa Marcelina Cultura. Juntos, os grupos se apresentaram em locais como hospitais, praças públicas, na Fundação CASA e em frente ao Museu Afro Brasil, no Ibirapuera. 

Entre os dias 28 de junho e 11 de julho, alunas e alunos do GURI participaram de um intensivo cronograma de ensaios, debates e trocas musicais com o grupo Ricciotti. Fundado em 1970, o coletivo musical é conhecido por realizar apresentações em locais onde, comumente, a música instrumental e orquestral não alcança. Além disso, a metodologia do grupo inclui a interação com a audiência e a liberdade de expressão durante a apresentação.

Vivência dos grupos 

Ao longo de uma semana, os grupos se conheceram, trocaram experiências e ensaiaram para apresentações nas mais diversas localidades da cidade de São Paulo. Júlia Matos, aluna do Projeto GURI e contrabaixista da Orquestra de Cordas, contou um pouco sobre sua experiência: “Tocar com os holandeses está sendo uma experiência única que o Guri está me proporcionando, porque eu nunca tive contato com alguém de fora e essa é a primeira vez. Estar aqui está sendo uma das melhores experiências da minha vida”. 

Grupos se apresentam na Praça Roosevelt. Foto: Roberta Borges

Leonard Evers conduz o Ricciotti Ensemble desde 2013 e já atuou como diretor artístico do grupo formado em Amsterdam. Além de regente, Leonard atua como compositor e sua obra mescla elementos do jazz e músicas de diferentes partes do mundo. “Nosso esforço é fazer músicas lindas e, ao mesmo tempo, ter a certeza de que eles estão se divertindo e fazendo deste momento uma festa”. O regente, que já trabalhou com o GURI com a Orquestra Sinfônica, acredita que o Projeto GURI é um dos projetos mais importantes que conhece: “aqui, não só a música é aprendida, mas também é criado um ambiente seguro de aprendizado e de interação social. Desde o primeiro contato, é possível ver como os alunos são dedicados, apaixonados e ansiosos para aprender”, completa.

Além dos ensaios e apresentações, a programação dos holandeses no Brasil contemplou um processo de formação virtual para professores de música que integram o Projeto Guri no estado de São Paulo, além de um workshop presencial de regência e composição. As apresentações aconteceram durante três dias na Fundação CASA, Hospital Santa Marcelina Itaim Paulista, Praça do Forró, Hospital Santa Marcelina Cidade Tiradentes, Hospital Santa Marcelina Itaquera, Museu Afro Brasil, e por fim, na Praça Roosevelt.  

Conexões interculturais  

O intercâmbio com a Holanda faz parte do programa Conexões Interculturais, da Santa Marcelina Cultura, que promove parceria com instituições internacionais para intercâmbios artístico-pedagógicos em todos seus programas. Essa experiência intercultural aconteceu com apoio internacional do Dutch Culture e do Consulado Geral do Reino dos Países Baixos em São Paulo. Os Grupos Infantis e Juvenis do GURI possuem Patrocínio Master de Bank of America e Constellation, Patrocínio Prata de Chiesi Farmacêutica, Instituto Center Norte e Grupo Ultra, Patrocínio Bronze de Elgin e Apoio Cultural de Canvas Capital, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.