Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Banda Sinfônica Jovem do Estado combina ópera, poema sinfônico e jazz no Memorial

09 de abril de 2013

Dando continuidade às comemorações de seus 20 anos, a Banda Sinfônica Jovem do Estado, grupo ligado à EMESP Tom Jobim, escola do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, realiza dois concertos gratuitos em abril: nos dias 13, sábado, às 21 horas, e 14, domingo, às 17 horas, ambos no Memorial da América Latina.

Nesses 20 anos, diversos regentes convidados trabalharam com o grupo, para que os bolsistas tenham outras referências à sua frente. Emiliano Patarra, que conduziu a Banda em 2009, selecionou um programa com obras que fizeram parte do repertório da Banda ao longo de sua história, além de homenagear o compositor italiano Giuseppe Verdi pelo bicentenário do nascimento. 

O concerto tem início com a Abertura de La Forza Del Destino (1862), de Verdi, e prossegue com Primeira Suíte Para Banda Militar, de Gustav Holst, um dos mais prolíficos compositores ingleses da primeira metade do século XX. Trombonista, Holst tinha profundo conhecimento da escrita para instrumentos de sopro, que se reflete nesta Primeira Suíte.

O programa traz também Rapsódia em Blue (1924), de George Gershwin, que conta com solo do pianista Fernando Tomimura.  O grupo interpretará ainda Os Pinheiros de Roma, obra sinfônica composta em 1924 por Ottorino Respighi.

Programa

GIUSEPPE VERDI
Abertura de La Forza Del Destino
(Arr. M. L. Lake e H. R. Kent)

GUSTAV HOLST
Primeira Suíte Para Banda Militar
I – Chaconne
II – Intermezzo
III – March

OTTORINO RESPIGHI
Os Pinheiros de Roma
(Transc. Guy M. Duker)
I pini di Villa Borghese (Os Pinheiros da Villa Borghese): Allegretto vivace
Pini presso una catacomba (Pinheiros próximos a uma catacumba): Lento
I pini del Gianicolo (Os Pinheiros de Gianicolo): Lento
I pini della Via Appia (Os Pinheiros da Via Appia): Tempo di marcia

GEORGE GERSHWIN
Rapsódia em Blue – solo de Fernando Tomimura
(Transc: Ferde Grofé)

Serviço:
Banda Sinfônica Jovem do Estado
Datas e horários: 13/4, sábado, às 21 horas; 14/4, domingo, às 17 horas
Local: Memorial da América Latina
Endereço: Rua Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda

Entrada franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.