Santa Marcelina Cultura

MENU

XIII Encontro Internacional de Música Antiga | Palestra: Por uma arquitetura de palavras: o arcabouço polifônico-textual em Palestrina

Em 09 de setembro, às 17h30, dentro da programação do XIII Encontro Internacional de Música Antiga, a EMESP Tom Jobim recebe o músico e pesquisador Fernando Cardoso para uma palestra especial. O encontro propõe uma reflexão sobre como compreender hoje a música do compositor Giovanni Pierluigi Da Palestrina.

Sobre Fernando Cardoso

Fernando Cardoso Pereira é músico e pesquisador. De perfil eclético, atua tanto no popular como no erudito, abrangendo estilos como Música Medieval, Renascentista, Barroca, Jazz, MBP e Rock dos anos 70. Ao cravo, atuou e foi solista junto à Orquestra de Câmara da USP, Camerata FAAM, Orquestra Arte Barroca e Grupo Ficta, com participação em três grupos internacionais no prestigiado Boston Early Music Festival (2019). É doutor pela UNESP (2017) e pós-doutor pela Boston University (2019) e pela USP (2022), atuando como professor na UNESP (2022-24) e na UniSantanna (desde 2022).

Em 2025 dedica-se à celebração dos 500 anos de Palestrina, participando de diversos eventos de caráter nacional e internacional, como “Convegno Internazionale di Studi Giovanni Pierluigi Da Palestrina” (Fondazione Palestrina, na cidade de Palestrina, Itália), “Medieval and Renaissance Music Conference” (Newcastle, Reino Unido), “O felix Roma – Palestrina and his Roman Contemporaries International Virtual Conference” (Lucca, Itália) e “Simpósio Internacional Forma Musical” (USP, São Paulo) e ministrando a disciplina de pós-graduação “Analisando Palestrina”, no IA-UNESP

Data: 09/09/2025

Horário: 17:30

Local: Auditório Zequinha de Abreu – EMESP Tom Jobim

Largo General Osório, 147, Luz, São Paulo – SP

Entrada: Franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.