No dia 8 de setembro, às 14h30, como parte da programação do XIII Encontro Internacional de Música Antiga, a EMESP Tom Jobim promove uma masterclass com o professor Alessandro Santoro. A atividade será dedicada ao cravo, abordando aspectos técnicos e estilísticos do instrumento.
Sobre Alessandro Santoro
Nascido no Rio de Janeiro, Alessandro Santoro é mestre em piano pelo Conservatório Tchaikovsky de Moscou, onde estudou com Elena Richter e gravou, ainda na então URSS, o Concerto para Piano nº 1 de seu pai, Claudio Santoro. Posteriormente, concluiu o mestrado em cravo no Koninklijk Conservatorium de Haia, sob orientação de Jacques Ogg, instituição na qual também integrou o corpo docente. Atuou com a Orchestra of the 18th Century e foi fundador da Den Haag Baroque Orchestra.
Reconhecido como um dos principais intérpretes de sua geração, é regularmente convidado como professor de cravo em festivais por todo o Brasil. Sua discografia reúne 22 CDs, com destaque para o prêmio Diapason d’Or pelo registro das obras de Leclair e para o recente álbum duplo com a obra completa para violino e piano de Claudio Santoro, em parceria com o violinista Emmanuele Baldini.
No cinema, recebeu o troféu de Melhor Trilha Sonora no 48º Festival de Brasília, concedido pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. Atualmente, é professor de cravo e baixo contínuo na EMESP Tom Jobim, em São Paulo, e dedica-se também à preservação e difusão do legado do pai como responsável pelo acervo material e virtual da Associação Cultural Claudio Santoro.
Largo General Osório, 147, Luz, São Paulo/SP.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.