Santa Marcelina Cultura

MENU

Workshop | O computador como ferramenta composicional

Oferecido por Alex Buck, o workshop “O computador como ferramenta composicional no contexto da improvisação baseada em pulso” pretende mostrar como o artista vem utilizando o computador como ferramenta de composição no contexto da improvisação em música brasileira, jazz e música experimental.

Na primeira parte, o workshop tratará da Composição Assistida por Computador (CAC). Sendo apresentados patches em OpenMusic e as ideias musicais por detrás dos algoritmos.

Na segunda parte, a atividade focará em técnicas de processamento sonoro em estações de áudio digitais, com exemplos de como integrar esses elementos na prática artística.

SOBRE ALEX

Alex Buck é compositor, performer, tecnólogo musical e educador brasileiro. Atualmente baseado nos Estados Unidos, ele é elogiado por sua sofisticação e originalidade em seus objetivos estéticos nos campos da música acusmática e da improvisação baseada em pulso. Natural de São Paulo, Alex especializou-se na modalidade de composição acusmática. Suas peças têm recebido importantes prêmios internacionais, incluindo os primeiros lugares no Premio Destellos International Electroacoustic Composition Contest (2022), Prix Métamorphoses (BE 2020), MusicWorks Magazine Electronic Music Composition Contest (2019), and Musica Nova Electroacoustic Music Competition (2019). Como destacado baterista, Buck se apresentou ao lado de importantes músicos brasileiros dentre os quais Dominguinhos, Arismar do Espírito Santo, Naylor Proveta, Sandro Haick, Hamilton de Holanda, Mestrinho, Michael Pipoquinha entre muitos outros. Alex é doutor em artes musicais pelo California Institute of the Arts (EUA) onde estudou com o saxofonista Steve Lehman, e é mestre em composição eletroacústica pelo Instituto de Artes da UNESP (BR), e teve como seu mentor o compositor Flo Menezes.

Data: 09/08/2022

Horário: 15:30

Local: Auditório Zequinha de Abreu – EMESP Tom Jobim

Largo General Osório, 147, Luz, São Paulo – SP

Entrada: Franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.