Santa Marcelina Cultura

MENU

Workshop | Instrumentos melódicos e suas harmonias com Joana Queiroz

Workshop voltado para instrumentos de sopro estendida a instrumentos melódicos em geral. Sugestões de práticas que englobem o pensamento harmônico nos estudos dos instrumentos melódicos, com Joana Queiroz.

Quem é Joana Queiroz?

Clarinetista, saxofonista e compositora carioca com mais de 20 anos de carreira, já dividiu o palco e/ou os estúdios com nomes como Hermeto Pascoal, Arrigo Barnabé, Egberto Gismonti, Joyce, Ceumar, Virgnia Rodrigues, Carlos Aguirre e Gilberto Gil, entre outros. Dentre os trabalhos que participa destacam-se o quarteto Quartabê, que tem dois discos baseados na obra de Moacir Santos e um terceiro inspirado no universo de Dorival Caymmi, o sexteto do compositor Rafael Martini (BH) e seu próprio trabalho autoral, com os quais tem se apresentado nos últimos anos em diversas cidades do Brasil e do exterior. Dentre suas principais experiências musicais estão os quase dez anos que integrou a Itiberê Orquestra Família, com a qual gravou três discos e se apresentou por diversas cidades do Brasil e da América Latina. Por quase 10 anos tocou na Orquestra Republicana semanalmente no Clube dos Democráticos na Lapa, trabalho também registrado em disco. Com o grupo de choro “Fina Estampa” gravou o elogiado CD “Abrideira”, produzido por Mauricio Carrilho.

Participou da gravação do disco “Mundo Verde Esperança” de Hermeto Pascoal e grupo, e de shows do lançamento do mesmo. Tem 4 Cds autorais gravados: “Uma Maneira de Dizer”, “Boa Noite pra Falar com o Mar”, “Diários de Vento” e “Tempo sem Tempo”, lançado também no Japão e na Alemanha.

Paralelamente ao trabalho de instrumentista, tem desenvolvido um trabalho didático com as Oficinas de Criação Coletiva e Prática de Conjunto, com atuação junto à diversas residências e festivais.

Em 2020 atuou como professora na Oficina de Música de Curitiba, dando aulas de instrumento (clarinete e clarone) e prática de conjunto (criação coletiva).

Ministrou oficinas de Criação Coletiva nos projetos “Territórios de Invenção”, em Varginha, no Sesc Curitiba, Festival MIA (Araçatuba), na Áudio Rebel (RJ), no projeto “Residência Ibermúsicas” no Paraná (Argentina), em TerraUna (Bocaina de Minas), no Mimo Festival (Paraty).

Durante a pandemia, foi convidada a integrar painéis de oficinas online, como o Mi Festival de Ibiapaba, o “Bituca de Casa”, da Universidade de Música Popular Bituca, e o Fimuca, Festival Internacional de Música em Casa

Data: 15/05/2023

Horário: 15:30

Local: Auditório Zequinha de Abreu – EMESP Tom Jobim

Largo General Osório, 147, Luz, São Paulo – SP

Entrada: Franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.