Santa Marcelina Cultura

MENU

V SEMANA DO PIANO | Recital O piano e o canto: relatos de uma longa vivência

A pianista Maria Emília e o cantor Adriano Vasconcelos farão um recital comentado, com o foco na longa experiência que ambos têm no trabalho camerístico e colaborativo.

SOBRE MARIA EMÍLIA

Maria Emilia Campos Estudou piano com Souza Lima, Sebastian Benda, Gilberto Tinetti e Vera Astrachan. Em 2003, concluiu o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Instrumentais-Piano da Faculdade de Música Carlos Gomes, sob a orientação do prof.Dr. Jayme Guimarães. Atividades Artísticas: Pianista do Coral Lírico do Teatro Municipal de São Paulo entre 1986 e 2008. Durante este período, participou intensamente das Vesperais Líricas de Teatro Municipal,dos Concertos do Meio Dia, das programações da Biblioteca Mário de Andrade, das montagens das óperas das Temporadas Líricas do Teatro Municipal. Dedicou-se desde sempre à Música de Câmera e, desta experiência, valeram-lhe os Prêmios de Melhor Pianista Acompanhadora do 3º Concurso para Instrumentos de Cordas da Pró-Música de Juiz de Fora e do 4º Concurso “A Canção Brasileira”, realizado pelo Centro de Música Brasileira de SP.Ainda neste quesito, recebeu prêmio concedido pelo Quarteto de Cordas daCidade de São Paulo, apresentando-se com o mesmo num Concerto no Teatro de Cultura Artística, executando o Quinteto op.34 de J. Brahms para piano e Quarteto de Cordas. Foi professora de piano e música de câmera do Conservatório Municipal de Guarulhos até 2014, do Bacharaelado em Música Sacra, curso mantido pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie, até 2004. Pianista do Conjunto Mestres Cantores de São Paulo, formado por Adriana Giarola, Martha Herr, Lenice Prioli, José Marson e Carlos Eduardo Bastos, com o qual se apresentou nos mais importantes teatros de São Paulo e demais cidades do interior do Estado. Pianista correpetidora da Universidade Livre de Música Tom Jobim por oito anos. Desde 2009 integra o corpo docente da EMESP Tom Jobim, como pianista correpetidora, nas áreas de Instrumentos (cordas, madeiras e metais), de Canto Erudito e no Ópera Estúdio. Desde 2014 é pianista correpetidora da Escola Municipal de Música de São Paulo.

SOBRE ADRIANO

Cantor, professor e pesquisador. Mestre em Música pela Universidade de São Paulo, graduado em Canto pela Universidade Estadual Paulista na classe do professor Dr. Fernando Carvalhaes. Como bolsista do Bachakademie de Stuttgart, realizou turnê pela Suécia, Polônia, Estônia, Noruega e Alemanha, sempre sob a regência de Helmuth Rilling. Durante o primeiro ano de graduação, obteve bolsa do programa Pac/Proex – UNESP no projeto “Madrigal Renascentista”. Sob regência de Tiago Pinheiro, no Coralusp, cantou durante seis anos os repertórios renascentistas italiano, francês, espanhol e inglês. Finalista do “IV Concurso de Interpretação da Canção de Câmara Brasileira”, idealizado e presidido por Osvaldo Lacerda. Teve o privilégio de iniciar seus estudos de canto com Lenice Prioli, professora com a qual desenvolveu vasto repertório camerista das escolas alemã, francesa, espanhola e especialmente brasileira. Gravou para o projeto “História da Música Brasileira” a célebre canção de Alberto Nepomuceno “Tovas no. 1” e Modinhas Imperiais. Junto ao Coral e Orquestra Camargo Guarnieri gravou os solos de tenor da “Missa Diligete” e do “Salmo 23”, ambas de Camargo Guarnieri. Convidado pelo Coral Paulistano do Teatro Municipal de São Paulo participou da série “Música de Câmara – Canções Francesas”. Cantor atuante em vários master classes ministrados por profissionais internacionalmente renomados, tais como Julie Simson e Jeff Cohen (Estados Unidos), Julia Gooding (Inglaterra), Marius Van Altena (Holanda), Jerrôme Corrêas e Michele Le Droit (França) e Ricardo Ballestero (Brasil). Da relação de ensino e aprendizagem com Lenice Prioli, herdou uma sólida formação técnica e interpretativa trazida ao Brasil por Vera Janacópulos, continuada por Magdalena Lébeis e posteriormente transmitida por Prioli. Inspirado pelo trabalho desenvolvido com Prioli escreveu a dissertação “Magdalena Lébeis e o registro sistemático de um processo pedagógico” que, revela os Cadernos Aulas de Canto de Magdalena Lébeis, cujo conteúdo consiste na descrição detalhada, de próprio punho, de 1006 aulas de canto ministradas a Lébeis por Janacópulos, trazendo a transcrição integral do primeiro dos seis Cadernos de Aulas de Canto. Trabalhou como professor de Canto Erudito na Universidade Livre de Música – Tom Jobim, de 2001 a 2003. É professor de canto no Conservatório de Artes de Guarulhos desde 2006 e na Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP Tom Jobim desde 2009, instituição na qual leciona atualmente, canto erudito, música de câmara, técnica vocal e dicção.

Data: 25/08/2022

Horário: 09:30

Local: Auditório Zequinha de Abreu – EMESP Tom Jobim

Largo General Osório, 147, Luz, São Paulo – SP

Entrada: Franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.