No dia 26 de outubro, os Grupos de Percussão e de Música Contemporânea da EMESP Tom Jobim se apresentam no Theatro São Pedro. O concerto faz parte da série Os Tons da EMESP e da programação do Festival de Composição da EMESP Tom Jobim.
Na ocasião, além das apresentações musicais, será realizado o tradicional Concurso Eduardo Álvares de Composição.
HERÍ BRANDINO
Mestre em percussão pela UFMG e graduado pela UNESP, o percussionista Herí Brandino complementou seu mestrado na McGill University, Montreal. Atualmente é professor de percussão do curso de pós-graduação em percussão brasileira da Faculdade Santa Marcelina e da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), onde também coordena grupos de percussão e de música contemporânea. Sua atividade musical tem diversos desdobramentos, incluindo performances de música de concerto, contemporânea, popular brasileira, improvisações, projetos com dança, teatro e marionete, participações em filmes e exposições, composições de solos, de grupos e de trilhas para espetáculos de dança e filmes. Seus projetos autorais de percussão corporal multi-linguagem e o “Percussão na Mochila” foram apresentados em diversos lugares do Brasil, em Buenos Aires, Nova Jersey, Indiana, e Ohio. Além de se apresentar em grupo em Amsterdã, Bruxelas e Zurique.
JOACHIM EMÍDIO
Nasceu em 1997, natural de Ourinhos, Estado de São Paulo. Bacharel e mestre em música pelo Instituto de Artes da UNESP – Universidade Estadual Paulista, onde pesquisou sobre a relação entre percussão e palavra em poetas brasileiros e chineses. Entre 2019 e 2021 foi bolsista da Fundação Magda Tagliaferro, do Teatro Cultura Artística. Nos últimos anos tem se dedicado a projetos de música de câmara e jazz, onde por vezes também atua como compositor e arranjador, e também à atividade como professor de percussão e bateria. Atualmente ocupa cargo de professor substituto de música na Universidade Federal do Mato Grosso (Cuiabá – MT) e é doutorando pelo Instituto de Artes da UNESP, onde realiza pesquisa sobre música chinesa para percussão.
GRUPO DE PERCUSSÃO DA EMESP
O Grupo de Percussão da EMESP conta com diversas atividades pedagógicas e artísticas relacionadas à performance do e da percussionista. Pedagogicamente, o objetivo do grupo é trazer para o aluno e aluna diversas situações de interpretação da música de tal maneira que lhes sirvam de experiência para compreender e fazer parte de maneira responsável da história da percussão, dentro e fora do Brasil. O grupo soma mais de 30 estreias de peças de alunos e alunas de composição da EMESP através da série compondo para percussão. A coordenação é da professora Márcia Fernandes, do professor Rodolfo Valente e do professor Herí Brandino. O grupo é formado por Aniel Kainã Delfino Silva, Arthur Rogério dos Santos, Gabriel Lucca da Silva Morao, Lucas Gabriel Dias Arantes Gonçalves de Almeida, Kelly Florentino Alves, Juliane Silva Santos, Marina Feitosa Sabino, Nicholas Carrer e Vitor de Biagi.
GRUPO CONTEMPORÂNEO
O Grupo de Música Contemporânea da Escola de Música do Estado de São Paulo desenvolve desde sua criação em 2012 um repertório camerístico sólido dos séculos XX e XXI, do Brasil e do mundo. O grupo se apresentou em diversos espaços da cidade, como o Auditório do MASP, do CPFL, da EMESP e da UNESP, a Biblioteca Mário de Andrade, o teatro de Contêiner e o Theatro São Pedro. Uma característica que identifica e diferencia o grupo de música contemporânea da EMESP é a ampliação do entendimento do fazer musical como um fenômeno integrante da percepção total do ser humano, para tanto o grupo busca trazer novas linguagens artísticas em suas apresentações através de parceria com dançarinos, artistas plásticos e a apresentação de obras do teatro musical.
O grupo ainda desenvolve um trabalho de formação artística e musical através de concertos com novas obras de jovens compositores brasileiros e concertos didáticos, expondo as várias formas de apreciar a música contemporânea e experimental para jovens de diversas idades. O grupo é coordenado pela professora Catherine Carignan e pelo professor Herí Brandino, e formado pelos alunos e alunas Archanjo, Breno Rodrigues, Dennis Gomez, Juliana Oliveira, Pedro Meurer, Rafael Felix Justiniano e Samuel Mello, Maria Argandoña Tanganelli.
HOMENAGEM A EDUARDO ÁLVARES
* Táleas – Eduardo Álvares
CONCURSO EDUARDO ÁLVARES
* Serpente – Stephanie Borgani
* Rarefeito – Vitor Goes
• Berimbada – Rita Moura Fortes
* 42 – João Antunes
I – Um dia comum
II – Por motivos de força maior
III – Da vida, o universo e tudo mais
Grupo de percussão da EMESP – V Edição do projeto “Compondo para percussão“
* Percussão Paulistana – Nicholas Carrer
• Insetos Inquilinos – Vitor de Biagi
Grupo de música contemporânea da EMESP – Laboratório de composição
* Semitom – Pedro Meurer
* Exterogestação Metropolitana – Maria Argandoña Tanganelli
Rua Barra Funda, 171 – São Paulo/SP
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.