Santa Marcelina Cultura

MENU

Música e Poesia – um encontro entre sons e palavras | Festival de Composição

No dia 23 de outubro, as professoras Paula Valente e Cristina Machado realizam a apresentação musical Música e Poesia – um encontro entre sons e palavras durante o Festival de Composição da EMESP Tom Jobim.

Na ocasião, Paula Valente e Cristina Machado se unem para celebrar o diálogo profundo entre música e poesia. Palavras que nasceram em versos ganham novos caminhos em sons. Entre os Cânticos de Cecília Meireles e outros poemas, criamos melodias que revelam o que a poesia sugere em silêncio.

Paula Valente

Saxofonista e flautista, formada em Composição e Regência pela Unesp, mestrado e doutorado pela USP. Suas pesquisas são voltadas ao choro e a improvisação.

Integrante da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo desde sua fundação em 1990. Apresentou-se com grandes nomes da MPB, tais como: Tom Jobim, Edu Lobo, Zizi Possi, Egberto Gismonti, Ivan Lins, Milton Nascimento, etc.

Professora de saxofone da EMESP-Tom Jobim desde 1990.Regente da Big band do projeto Guri de 2020 até 2024. Desenvolve intensa atividade didática através de cursos de sax, flauta, linguagem da improvisação e música Brasileira em festivais de música.

 

Cristina Machado

Mestre em Música na área de Etnomusicologia pelo Instituto de Artes da UNESP/SP, Bacharel em Piano pela FAMOSP, com Especialização em Didática da Música. É professora na Escola de Música do Estado de São Paulo ministrando aulas de piano popular, prática de conjunto e harmonia do teclado e na Escola de Música e Tecnologia – Instituto de Teclado e Tecnologia (EMT/ ITT). Em 2008, integrou o ‘Projeto Música Vocacional’ do Departamento de Expansão Cultural (DEC) da Prefeitura do Estado de São Paulo, atuando como Artista Orientadora. No período 1994 a 2008 fez parte do corpo docente da Universidade Livre de Música Tom Jobim ministrando aulas de Piano Popular, Piano Complementar e Prática de Conjunto e atuando também como pianista acompanhador da classe de canto popular de Tuca Fernandes. Foi professora no ‘Curso Internacional Método Kodaly’ com o tema ‘O teclado como apoio pedagógico’ e no curso regular sobre o Método Kodaly. Trabalhou como professora de teclado e percepção musical em projetos institucionais como ‘Meninos do Morumbi’ (em parceria com Roland e Grupo Pão de Açúcar) e Música nos CEUS (projeto da Prefeitura de São Paulo). Coordenou o Departamento de Música Popular do Conservatório Musical Brooklin Paulista (CMBP), desenvolvendo com sua equipe a elaboração e implementação do curso e método “Authorized Music School Roland”,
patrocinado pela Roland do Brasil com o objetivo de levar estrutura pedagógico-tecnológica para escolas de música de todo o país, hoje existindo oito destas em SP, MG e PB. Como instrumentista e compositora, Cris Machado já se apresentou em várias cidades do Brasil e Japão, participando e obtendo premiações em concursos e festivais. Como pianista, atua em shows, produzindo e arranjando trabalhos registrados em CD’s. Gravou composições de autoria própria e vários CDs como instrumentista convidada (piano e violão).

Data: 23/10/2025

Horário: 13:30

Local: Auditório Zequinha de Abreu – EMESP Tom Jobim

Largo General Osório, 147, Luz, São Paulo – SP

Entrada: Franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.