Santa Marcelina Cultura

MENU

Festival de Cordas Sinfônicas | Workshop: Violoncelo Expandido com Felipe José

No dia 25/08, às 10h, como parte da programação do Festival de Cordas Sinfônicas, a EMESP recebe o multi-instrumentista Felipe José, para o workshop “Violoncelo Expandido: Horizontes para além do Cânone Europeu”, que propõe novos olhares sobre o violoncelo, explorando suas múltiplas possibilidades para além do repertório tradicional, com foco em práticas experimentais e a inserção do instrumento em gêneros da música popular brasileira. O evento é gratuito e aberto ao público.

Sobre Felipe José

Felipe José é um homem de cabelos longos e castanhos, com óculos e barba, toca violoncelo em um palco durante uma apresentação ao vivo. Ele está sentado, usando uma camisa rosa-clara e calça cinza, concentrado na execução musical. Microfones e equipamentos de som estão visíveis ao fundo.Felipe José é músico multi-instrumentista, compositor, pesquisador e educador. Mestre em Música e doutorando pela UFMG, desenvolve pesquisa sobre o vocabulário harmônico de Hermeto Pascoal. Lecionou por oito anos na UNILA e atualmente é professor na UFSJ. Suas investigações abordam a articulação entre composição e improvisação, jogos musicais, notações alternativas e estruturas flexíveis. Desde 2010, realiza residências artísticas no Brasil e em diversos países da América, Europa e Ásia. Já se apresentou e colaborou com nomes como Iva Bittová, Tom Zé, Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti e o grupo UAKTI.

Data: 25/08/2025

Horário: 10:00

Local: Sala 203 – EMESP Tom Jobim

Largo General Osório, 147, Luz, São Paulo/SP.

Entrada: Franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.