Em 23 de outubro, às 17h30, dentro da programação da Festival de Composição, acontece uma mesa redonda sobre o ensino da composição com Silvia Berg, Leonardo Martinelli, Maurício de Bonis e Rodrigo Lima como mediador.
Silvia Berg
Compositora e professora, graduou-se na Universidade de São Paulo. Recebeu em 1984 uma bolsa de estudos do CNPQ que lhe permitiu prosseguir sua formação na Europa. Estabeleceu-se em 1985 na Dinamarca, estudando regência na Universidade de Copenhague. Foi regente do Ensemble Øresund de Copenhague entre 1998 e 2000. Também esteve à frente do AmaCantus. De volta ao Brasil, foi chefe do Departamento de Música da USP entre 2009 e 2013[3]. É uma das mais atuantes compositoras brasileiras da atualidade.
Leonardo Martinelli
Natural de São Paulo (1978), Leonardo Martinelli é compositor, professor universitário, conferencista e pesquisador, com doutorado pelo Instituto de Artes da Unesp. Recentemente dirigiu os programas educacionais do Theatro Municipal de São Paulo e tem trabalhado na promoção e debate da sustentabilidade da música clássica e dessa atividade como fator de mudança social, incluso duas conferência compartilhadas na Classical:NEXT, em Rotterdam. Nos últimos anos, tem se dedicado ao repertório lírico, tendo composto e estreado quatro óperas: O peru de Natal (2019) e O canto do cisne pelo Theatro São Pedro (SP), Três minutos de sol (2021) pelo Festival Amazonas de Ópera e Navalha na carne (2022) a primeira encomenda da história do Theatro Municipal de São Paulo. Em 2023 seu Concerto para orquestra foi estreado para celebrar os 15 anos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, e neste mesmo ano foi compositor residente no Festival Artes Vertentes, em Tiradentes (MG). No momento, além de engajado em diversos projetos de criação musical, atua como professor da Faculdade Santa Marcelina.
Maurício de Bonis
Compositor e pianista, é professor Associado da Universidade Estadual Paulista (UNESP), graduou-se em Composição pelo Departamento de Música da Universidade de São Paulo (USP), onde teve como mentor o compositor Willy Corrêa de Oliveira. Na mesma instituição, obteve o título de Doutor em Artes Musicais em 2012, que incluiu pesquisa na coleção Henri Pousseur da Fundação Paul Sacher, em Basileia. Participou do 40º Ferienkurse für Neue Musik, em Darmstadt, e lecionou em universidades americanas na Califórnia e na Louisiana. De Bonis participa com frequência dos principais festivais de música contemporânea do Brasil, tendo suas obras também sido apresentadas na Alemanha, Chile, México, Panamá, Itália, Colômbia, EUA e no ISCM World Music Days 2017, no Canadá. Sua “pantomima cantada” “Os Circumwanderers”, para três tenores e orquestra, foi encomendada e estreada na Temporada de Ópera de 2021 no Palácio das Artes (Belo Horizonte, Brasil), e seu drama lírico “Primavera” (para solistas, coro feminino e sinos) foi encomendado e estreará em 2023 no Theatro Municipal de São Paulo. Colaborou com grupos como Fractal Guitar Trio (México), Land’s End Ensemble (Canadá), Icarus Ensemble (Itália) e os grupos brasileiros Ensemble Plurisons, Abstrai Ensemble, Camerata Aberta, Percorso Ensemble e Materiales Ensemble.
Rodrigo Lima
Bacharel em composição pelo Departamento de Música da Universidade de Brasília (UNB), Mestre em Análise Aplicada de Técnicas e Processos Composicionais da música do século XX pelo Instituto de Artes da UNICAMP e Doutorando em Composição no Instituto de Artes da UNESP.
Sua música tem sido apresentada em festivais e salas de concerto no Brasil, América Latina, Europa e EUA. Em 2008, foi compositor residente do 5th International Forum for Young Composers, em Paris, com o Ensemble Aleph. Em 2016, recebe a encomenda do Festival International des Arts de Bordeaux (França) para compor a obra Txury-ò: ‘Caminho por onde vai o sol’ inspirada na cosmologia dos índios Karajá para grupo de câmara. Em 2019, compõe a obra “Sol a Pino” para grande orquestra em comemoração dos 40 anos da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo.
Recebeu importantes prêmios nacionais e internacionais, tais como: Prêmio Internacional “Iberoamericano Rodolfo Halffter de Composición” 2008 (México); Prêmio “Francisco Guerrero Martín” no “XVII Prêmio Jóvenes Compositores 2006” da Fundación Autor de Madri (Espanha); 1º Prêmio do Concurso Nacional Camargo Guarnieri de Composição 2005, Prêmio Funarte de Composição Clássica – Rio de Janeiro 2010, dentre outros. Atualmente é professor de composição da EMESP Tom Jobim e de matérias teóricas da Academia de Música da OSESP. Lima é membro da ‘Sociedade General de Autores y Editores’ (SgAe), sediada na Espanha, e suas partituras são publicadas pela Universal Edition (Vienna), BabelScores (França), Da Vinci Edition (Japão) e pela Academia Brasileira de Música.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.