Santa Marcelina Cultura

MENU

Ensaio Aberto: Laços Harmônicos, Rítmicos e Melódicos, com Fabio Torres e São Paulo-Havana Orquestra

O pianista Fabio Torres junta-se a um grupo de instrumentistas de cordas de duas cidades vibrantes por sua cultura, São Paulo-Havana, com a regência da maestra Daiana Garcia e a percussão de Léo Rodrigues. Esta atividade integra o projeto “Laços harmônicos, melódicos e rítmicos: São Paulo Havana” , contemplado pelo Edital PROAC 14/2023.

 

 

O encontro entre músicos renomados de duas capitais vibrantes e representativas da música mundial traz aos palcos de São Paulo o pianista brasileiro vencedor de dois Grammys, Fabio Torres, e a São Paulo – Havana Ensemble, regida pela maestrina cubana, Daiana Garcia. Para formar esse Ensemble, mesclaram-se 06 integrantes da Orquestra de Câmara de Havana a um seleto grupo de 07 instrumentistas paulistanos liderados pelo contrabaixista Pedro Gadelha, spalla dos contrabaixos da Osesp.

A ideia desse encontro nasceu de uma viagem de Fabio Torres a Havana, quando presenciou a técnica e versatilidade dos músicos eruditos cubanos, que transitavam entre clubes de jazz e salas de concerto com grande desenvoltura, dominando a arte da improvisação e a rítmica da música popular cubana que muito se assemelha à brasileira.

O pianista brasileiro, Fabio Torres, integrante do Trio Corrente, sempre cultivou a Música Erudita paralelamente ao Jazz, unindo as duas linguagens a outras referências como a Canção Brasileira, o Samba, o Choro e a música do Nordeste. Ele viu nesse projeto, vencedor do PROAC 2023, a oportunidade de ouvir suas composições sendo interpretadas por um grupo singular, que unisse a maturidade de músicos brasileiros das nossas melhores orquestras, acostumados a todo tipo de repertório, a esses instrumentistas cubanos, jovens mulheres em sua quase totalidade, incluindo sua brilhante líder, a maestrina Daiana Garcia.

Para fechar a ideia, faltava a rítmica brasileira, aqui representada por um de nossos mais destacados percussionistas, Léo Rodrigues.

O projeto conta ainda com o talento de Tiago Costa, na orquestração e arranjos adicionais.

No repertório, Choros e Valsas misturam-se a peças inéditas, escritas por Fabio Torres especialmente para esse encontro, e que buscam criar uma fresca estética unindo a linguagem das Salas de Concerto à música dos clubes de Música Popular, com espaço para improvisações, energia e lirismo.

Data: 06/06/2024

Horário: 14:00

Local: Auditório Zequinha de Abreu – EMESP Tom Jobim

Largo General Osório, 147, Luz, São Paulo – SP

Entrada: Franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.