Santa Marcelina Cultura

MENU

Apresentação musical – Semana Elas & Delas 2024

No dia 8 de março, às 12h30, professoras da EMESP Tom Jobim realizam apresentação musical no Auditório Zequinha de Abreu.

A atividade faz parte da programação da Semana EMESP Elas & Delas 2024.


Helena Piccazio – violino

A paulistana Helena é violinista, membro da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo desde 2014. Apresentou-se em diversas orquestras e festivais internacionais, entre as quais a Jeunesses Musicales World Orchestra em turnês de 2005 a 2007 (China e Europa), Orquestra da Academia do Festival de Lucerna (Suíça) de 2007 a 2009 sob a direção artística e regência de Pierre Boulez. Em 2009, mudou-se para a Itália onde se aperfeiçoou com Dora Schwarzberg e seu assistente Adrian Pinzaru na Accademia di Musica di Pinerolo e participou da Orchestra dell’Accademia di Pinerolo. No mesmo período, integrou a orquestra de ópera do Teatro Regio di Parma (Itália). No Brasil, fez turnês com a Companhia Brasileira de Ópera e colaborou com a Orquestra Sinfônica da USP. Em 2021 concluiu o mestrado pela ECA-USP. Nesse percurso teve a felicidade de colaborar com artistas internacionalmente conceituados como Swingle Singers, Lorin Maazel, Oleg Caetani, Boris Belkin, Barbara Frittoli, Naná Vasconcelos, Yuri Temirkanov e Dora Schwarzberg.

Além da Academia do Festival de Lucerna, a experiência com música contemporânea inclui o New Music Festival at Lynn University, gravação do CD Sobreluz, da Camerata Aberta, estreias de peças, como “What About You?” de Lewis Nielson, em Nova York e “(P)Ergo” e “Reinventio” de Alexandre Lunsqui, em São Paulo e participações como solista convidada do Grupo de Música Contemporânea da EMESP e solista do concerto para Violino e Orquestra de Percussão de Lou Harrison na série de música contemporânea da CPFL Campinas 2016. É idealizadora e fundadora do grupo Baderna Moderna, voltado à música contemporânea e suas relações com outras artes e abordagens. Helena também é professora de violino e música de câmara na EMESP Tom Jobim e autora do Papo de Violinista, blog onde publica traduções, artigos e entrevistas sobre a atividade musical.

Iracele Vera Livero – piano

Pós-Doutora pela Universidade de São Paulo (USP), Doutorado e Mestrado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi professora de piano da Universidade Sagrado Coração (USC), da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) e desde 2009 é professora de piano erudito na Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP. Desde 2004 realiza pesquisa sobre as mulheres compositoras, tendo como destaque as compositoras Eunice Katunda, Clarisse Leite e Geny Marcondes. Publicou o livro Louvação à Eunice: um estudo de análise da obra para Piano de Eunice Katunda (2019). Participou do Duo com a soprano Marta Dalila, interpretando canções das compositoras brasileiras, desde Babi de Oliveira, Kilza Setti, Najla Jabor, Dinorah de Carvalho, Eunice Katunda, entre outras (CPFL- Campinas, 2018). Gravou os 34 Prelúdios para piano de Claudio Santoro, alguns em primeira audição. Participou de inúmeros festivais e master-classes no Brasil assim como no Conservatório Tchaikovsky de Moscou, Rússia e Juventudes Musicales em Toledo na Espanha e foi convidada “Guest Artist for the Perymiter PianoFest” realizado no Perimeter College da Georgia State University, USA (2018). Estreou em primeira audição ao piano o álbum 23 Peças Caracteristicas para Piano (2022) do compositor Achille Picchi, assim como realizou o Prefácio e a revisão das peças. Desenvolve um intenso trabalho pedagógico, com grande sucesso na formação de jovens pianistas, tendo seus alunos alcançado mais de 400 premiações em renomados concursos nacionais e internacionais de piano, com um deles se apresentado no Carnegie Hall (EUA) e também sendo selecionado para o Programa Preludio 2023 da TV Cultura. Com grande experiência na área, tem atuado como palestrante e docente em cursos de pós graduação sobre Pedagogia do Piano.

Meryelle Maciente – violoncelo

Violoncelista, professora e pesquisadora atuante nas áreas da Didática do violoncelo e da Ansiedade de Performance Musical (APM), é Doutora em Música (USP). Professora de Violoncelo da EMESP e da Faculdade Mozarteum. Integra a Orquestra Brasil Jazz Sinfônica e em paralelo desenvolve estudos de composição, improvisação e interpretação de Música Popular, especialmente a brasileira. Nos últimos 20 anos tem atuado em vários grupos de Música de Câmara, na Cia. Tango & Paixão (com Quinteto Típico de Tango) bem como em duos, trios e quartetos de corda (tradicional e popular).

Luiza Aquino Salles

Nasceu em Brasília numa família de músicos e iniciou os estudos de piano com o pai aos 5 anos de idade. Estudou com Paul Coker, Celina Szrvinsk e André Tribuzy. Cursou Bacharelado em Piano nos EUA na classe de Luiz de Moura Castro, na Hartford University, e concluiu dois mestrados na Haute École de Musique de Lausanne, Suíça: Master Concert na classe de Christian Favre e Master Accompagnement na classe de Marc Pantillon e Todd Campburn. Participou ainda de numerosas master classes com músicos de renome internacional. Exerce a sua profissão como concertista, camerista, professora e correpetidora, tendo já se apresentado na Itália, França, Suíça, Portugal e Estados Unidos. Após 12 anos de residência no exterior, retorna ao Brasil em setembro de 2017. Integrou o corpo docente da Universidade de Brasília como professora Substituta de Piano nos anos de 2019 e 2021. Luiza Aquino hoje professora da Escola de Música do Estado de SP, EMESP.

Repertório

Sonata em Sol menor, de Fanny Hensel Mendelssohn (aprox. 18′)

Luiza Aquino Salles, piano

3 composições para violino e piano op. 40, de Amy Beach (10′)

  • La Captive
  • Berceuse
  • Mazurka

Romance para violino e piano op. 23 To Miss Maud Powell , de Amy Beach (6′)

Luiza Aquino Salles, piano

Helena Piccazio, violino

Preludiando, de Marisa Rezende (aprox. 6′)

Meryelle Maciente, violoncelo

Trio para piano, violino e violoncelo op. 45, de Louise Farrenc

  • Andante (5′)

Trio para piano, violino e violoncelo op. 15, de Louise Adolpha Le Beau

  • Allegro con fuoco (8′)
  • Scherzo (3′)

Dança das Areias, de Clarisse Leite (adap. de Achille Picchi) (2′)

Iracele Livero, piano

Helena Piccazio, violino

Meryelle Maciente, violoncello

Data: 08/03/2024

Horário: 12:30

Entrada: Franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.