Santa Marcelina Cultura

MENU

Workshop de Gipsy Jazz com Tim Kliphuis

O premiado violinista holandês Tim Kliphuis criou um estilo totalmente novo que abrange jazz clássico, cigano e folk. Aclamado como um “Paganini improvisador dos dias atuais”, a sua abordagem inclusiva e inovadora à música uniu o público e está a influenciar uma nova geração de tocadores de cordas.

Kliphuis viu como a música pode influenciar as pessoas através do coração – um caminho muito diferente do da mente. Como compositor, ele busca maneiras de fazer com que as pessoas cuidem ativamente do planeta. Para a sua mais recente peça ‘Kosmos’, ele perguntou a 5 cientistas holandeses sobre isto e traduziu as suas histórias e conhecimentos em música. Sua jornada pode ser ouvida no podcast da rádio pública holandesa “Componeren of Verzuipen” (lançamento: 20 de maio de 2024); As apresentações ao vivo de ‘Kosmos’ com um conjunto de 17 jovens músicos profissionais farão pensar (estreia: 1 de junho de 2024). Em 2022, a sua suite sobre alterações climáticas ‘Os Cinco Elementos’ acompanhou a missão real a Estocolmo e, em 2023, apresentou-a na Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova Iorque. Seu Concerto Triplo de 2021 ‘Phoenix Rising’ (encomendado por NTR ZaterdagMatinee) considera nosso passado, presente e futuro.

Educador requisitado e autor do livro best-seller “Gypsy Jazz Violin”, Tim é professor de improvisação de cordas no Conservatório de Amsterdã e diretor da escola de verão de jazz cigano Grappelli-Django Camp . Em 2022, ele iniciou o primeiro curso online abrangente do mundo para violino jazz, Tim Kliphuis Studio.

Como artista clássico da Sony, Kliphuis gravou ‘Reflecting the Seasons’ inspirado em Vivaldi em 2016, seguido por ‘Brandenburg’, baseado nos Concertos de Bach, e seu próprio Concerto para Violino ‘Ulysses’ em 2018. Ele recebeu o Scottish Jazz Award, South Prêmio African Woordfees e Prêmio Polonês ‘Swing Raven’.

Após seu mestrado em violino clássico no Conservatório de Amsterdã, Kliphuis estudou com os ciganos europeus Sinti . Ele gravou e excursionou com as lendas da guitarra cigana Fapy Lafertin, The Rosenberg Trio e Angelo Debarre.

Um convite para o Richard Strauss Festival na Alemanha deu início ao Tim Kliphuis Trio (Nigel Clark, guitarra e Roy Percy, contrabaixo) cuja missão é uma ‘música total’ sem barreiras estilísticas. Eles se apresentaram no Amsterdam Canal Concert, foram curadores da noite mundial do violino no Celtic Connections Glasgow, celebraram Stéphane Grappelli no Django Reinhardt Festival em Samois-sur-Seine e dividiram o palco com Les Paul, Richard Galliano, Frankie Gavin, Martin Hayes e Daniel Ter esperança. O Trio colaborou com as Orquestras de Câmara da Holanda e de Tallinn, a Filarmónica de Haia e da Cidade do Cabo e a Sinfonietta de Amesterdão e fez digressões pela América, África do Sul e Rússia.

Entre turnês do Trio e projetos orquestrais, o Sexteto Tim Kliphuis com Nigel Clark, Roy Percy e os instrumentistas de cordas Janneke van Prooijen, Frank Brakkee e Charles Watt continua a impressionar o público em toda a Europa: uma abordagem colorida e cruzada da música clássica e do jazz.

Tim Kliphuis é um artista de microfones DPA, cordas Pirastro e violino Zeta.

Data: 12/08/2024

Horário: 14:30

Local: Sala 203 – EMESP Tom Jobim

Largo General Osório, 147, Luz, São Paulo/SP.

Entrada: Franca

Parceiros

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.