Alexandre Ribeiro e Bruno Avoglia vão apresentar algumas possibilidades de uso de interfaces eletrônicas a partir do clarinete e do clarone bem como suas implicações poéticas na construção de performances.
Esta atividade integra o Festival de Sopros da EMESP Tom Jobim.
Alexandre Ribeiro
Clarinetista de grande destaque no cenário da música instrumental brasileira, é considerado uma referência em seu instrumento e possui uma linguagem específica que assina seus diversos trabalhos pelo Brasil e pelo mundo. Através de um estudo intenso sobre como aplicar os padrões rítmicos da música brasileira em seu instrumento e em suas composições, desenvolve uma maneira criativa de interpretar as melodias e elaborar seus improvisos, criando assim uma metodologia de ensino chamada “Caminhos para desenvolvimento da linguagem e interpretação da Música Brasileira”. É idealizador dos projetos Alexandre Ribeiro Quarteto, Baile do Ribeiro e Alexandre Ribeiro SOLO. Esse último, faz uso de pedais eletrônicos como loopstation e sintetizadores expandindo ainda mais seus processos criativos. É professor da Escola de Choro de São Paulo e da EMESP Tom Jobim e seus grupos de maior destaque são Panorama do Choro Paulistano Contemporâneo, Quarteto Roda de Choro, duo Alexandre Ribeiro e Alessandro Penezzi, Grupo Luceros dança Toninho Ferragutti e Baile do Ribeiro.
Dentre seus discos de carreira estão:
Alexandre Ribeiro Quarteto; Alexandre Ribeiro e Alessandro Penezzi “ Cordas ao vento”; Alexandre Ribeiro e Alessandro Penezzi “Ao vivo em Amsterdã”; Alexandre Ribeiro e Allan Plachta “Encuentro/Encontro”; Alexandre Ribeiro e Fi Maróstica “Pra frente”; Alexandre Ribeiro Solo “ De pé na proa”.
Bruno Avoglia
Clarinetista, claronista, arranjador e compositor. Formado na Fundação das Artes de São Caetano do Sul e depois bacharel em clarineta pela Universidade de São Paulo na classe do Prof. Dr. Luís Afonso Montanha, é também Mestre em Música e atualmente doutorando pela mesma Universidade. Participou de diversos Festivais, dentre os quais destacam-se o Konturen Meisterkurfestival (Brühl, Alemanha) e o Curso Internacional de Clarinetes “Julián Menendez” (Ávila, Espanha), além de festivais pelo Brasil, sendo orientado tanto no clarone quanto clarinete. Com intensa atividade em grupos de câmara populares e eruditos foi também professor nas classes de clarineta, percepção e análise, harmonia e música de câmara do Departamento de Música da UFMT – Universidade Federal do Mato Grosso – Cuiabá, e hoje é professor de clarineta, Práticas Coletivas, Escritura, Arranjo e RAD na EMESP – Tom Jobim, em São Paulo.
Largo General Osório, 147, Luz, São Paulo – SP
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