As violas brasileiras são instrumentos relacionados profundamente as tradições orais e exprimem através de seu toque, elementos da cultura musical de cada região em que está inserida. No Nordeste, a viola de dez cordas é comumente associada às localidades sertanejas e à prática dos poetas repentistas, onde a mesma exerce a função de acompanhamento para as cantorias, além de se inserir em diversos segmentos como a música instrumental. Este workshop pretende apresentar aos participantes, a linguagem característica da viola de 10 cordas nordestina e suas práticas em alguns ritmos populares pernambucanos.
Sobre Laís de Assis
A pernambucana Laís de Assis é violeira, violonista, arranjadora, pesquisadora e arte-educadora. Vem desenvolvendo uma linguagem singular em relação a viola de dez cordas brasileira contemporânea. A violeira instrumentista tem como maior fonte de inspiração o universo da música popular nordestina e suas ancestralidades, a partir disso, busca construir diferentes imagens sonoras experimentando diversos ponteados e a abordagem improvisativa traduzidas para o instrumento. Em 2021 lançou seu primeiro disco autoral intitulado “Ressemântica”. É formada em viola de dez cordas (2018) e violão popular (2013) pelo CPM. É graduada em Música Licenciatura pela UFPE (2016), mestre em Etnomusicologia pela UFPB (2018), com estudos direcionados a viola de dez cordas nordestina.
Largo General Osório, 147, Luz, São Paulo – SP
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.