No dia 25 de outubro, os violonistas Fabio Zanon e Cecília Siqueira vão conduzir master classes de violão para alunos da Escola. A master class com o Fabio Zanon será realizada entre 10h e 12h e, com a Cecília Siqueira, entre 13h e 16h. A atividade é gratuita e aberta para ouvintes.
Fabio Zanon
Reconhecido internacionalmente como um dos grandes violonistas da atualidade. Sua atividade como violonista, escritor, regente, professor e comunicador tem contribuído para uma mudança da percepção do violão na música de concerto. Estudou música com seu pai, teve entre seus mestres Antonio Guedes, Henrique Pinto, Edelton Gloeden e Michael Lewin, e teve forte influência direta de Julian Bream, durante seus anos de estudante em Londres.
Foi vencedor de dois dentre os maiores concursos internacionais de violão em 1996: o “Tárrega”, na Espanha, e o GFA, nos EUA. Foi agraciado com o Prêmio Moinho Santista em 1997, Prêmio Carlos Gomes em 2005, Prêmio Bravo! em 2010 e indicado para o Grammy Latino em 2011. Fabio Zanon é Fellow e Visiting Professor da Royal Academy of Music em Londres desde 2008. Já tocou nos maiores teatros e festivais e à frente de importantes orquestras em mais de 40 países.
Cecília Siqueira
Nasceu em Paysandu, Uruguai, no ano de 1982. Veio de uma família de músicos importantes. Seus pais, professores de violão, Julio Siqueira e Raquel Franco, a encaminharam para o mundo da música ainda pequena, e aos 15 anos de idade já conquistava o primeiro prêmio em um concurso nacional de violão.
Realizou seus primeiros estudos em Paysandu, com o professor Hugo Acosta. No curso superior, em Montevidéu, estudou com o professor Cesar Amaro e recebeu ainda orientações de Abel Carlevaro, um dos maiores nomes da literatura violonística do século XX. Logo começou a se apresentar em várias salas de concertos do Uruguai e a aparecer com frequência em canais de TV, o que a fez bem conhecida em seu país.
Em 2001, conquistou o primeiro prêmio no Concurso Internacional de Violão Pro-Música/SESC em Caxias do Sul (RS) e lançou o álbum solo “Lo que Vendra” na Alemanha, com repertório variado, de Bach a Augustin Barrios. Como consequência iniciou uma prolífera carreira internacional, viajando pela América do Sul, Europa e Estados Unidos. Apresentou-se, entre outros lugares, no aclamado Royal Festival Hall em Londres.
Mudou-se para São Paulo em 2003, onde recebeu orientação do professor e violonista Henrique Pinto e, assim, iniciou o seu trabalho em duo com Fernando de Lima. Com o duo de violões gravou três álbuns e já se apresentou em mais de 20 países, destacando os concertos em Moscou, São Petersburgo, Varsóvia, Kiev, Sarajevo, Paris, Milão, Luxemburgo, Bruxelas, Dublin, Madri, Pretória, Luanda, Dallas, Miami, Las Vegas, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Montevidéu e Assunção.
É frequentemente convidada a ministrar master classes e workshops em diversas universidades dos Estados Unidos e Europa, como Brazilian Music Institute – University of Florida (Gainesville – Flórida), SMU Meadows School of Arts (Fort Worth-Texas) e Conservatorio Royal de Liege (Liege – Bélgica). Já foi convidada a fazer parte do corpo de jurados do programa “Pré-estreia” da TV Cultura.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.