Santa Marcelina Cultura

MENU

Camerata de Violões na Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes

No dia 29 de setembro a Camerata de Violões se apresenta às 14h, na Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes. Com regência de Thales Maestre, o grupo interpreta peças de Joaquim Nim e Paulo Bastos.

Santiago Steiner, supervisor pedagógico do Guri Capital e Grande São Paulo, convida Thales Maestre e Marcelo Cândido para um bate-papo sobre a Camerata de Violões e o Regional de Choro do Guri.

Camerata de Violões do Guri de São Paulo

O violão é um dos instrumentos mais populares do Brasil, e a cultura violonística brasileira é uma das mais ricas do mundo – tanto no universo erudito quanto no popular. A formação da camerata, uma “orquestra de câmara de violões”, corresponde a uma certa tradição de grupos homogêneos, formados por instrumentos da mesma família, mas oferece também um espaço de criatividade e experimentação – pouco usual, a o ensemble trilha o caminho da descoberta de uma identidade, com pesquisas de timbre e exploração de novas e próprias sonoridades. Assim, a Camerata de Violões do Guri de São Paulo atende um objetivo ao mesmo tempo artístico e pedagógico, criando um ambiente em que o aluno aprende e se desenvolve, ao mesmo tempo que constrói uma performance e amadurece sua atuação no palco.

Formada em 2010, a Camerata de Violões do Guri de São Paulo tem uma história de encomendas de composições, arranjos e transcrições originais. Após anos apurando o repertório, em 2016 lançou o CD Retratos Brasileiros, apenas com obras realizadas especialmente para o grupo. Em 2017, publicou um Caderno de Partituras, que acompanha o álbum e difunde um repertório base para o ensino coletivo do violão.

Repertório

Antonio Pinho Vargas
Vilas Morenas (Arr. Rui Mourinho)

Joaquim Nim
Granadina e Saeta (arr. Andrew Forrest)

Augustin Barrios
Tua Imagem  (Arr. Thales Maestre)

Paulo Bastos
Vinte e Quatro

José Mesquita Lopes
Ecos da Eternidade

Chrystian Dozza
Ginastera’s Dreams

Heitor Villa Lobos
Cantiga (Bachiana Brasileira 04)  (arr. Fernando Lima)

Antonio Lauro
Vals Venezuelano n3  (arr. Fernando Lima)

Hugo Fattoruso
Sin Nombre (Candombe) (arr. Fernando Lima)

Data: 29/09/2019

Horário: 17:00

Local: Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes

Endereço: Rua Henriqueta Noguez Brieba, 281 – Conj. Hab. Fazenda do Carmo, São Paulo/SP
Tel: (11) 2556-3624

Entrada: Franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.